Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Governo vai fracionar vacina contra febre amarela e diz que dose única é suficiente

Segundo o Ministério da Saúde, não será preciso tomar a dose de reforço após 10 anos


postado em 06/04/2017 10:39

Ministério da Saúde decide adotar a recomendação da OMS e reconhece que dose única da vacina contra febre amarela é suficiente. Além disso, imunização deverá ser feita com dose fracionada(foto: Pixabay)
Ministério da Saúde decide adotar a recomendação da OMS e reconhece que dose única da vacina contra febre amarela é suficiente. Além disso, imunização deverá ser feita com dose fracionada (foto: Pixabay)
O governo brasileiro decidiu adotar orientações internacionais e recomendará, a partir de agora, apenas uma dose da vacina contra a febre amarela durante toda a vida. As pessoas que já se vacinaram quando eram bebês e têm a carteira com a comprovação, não precisam mais tomar a dose chamada de "reforço", que é aplicada após 10 anos.

A medida começa a valer já em abril e vai ao encontro dos estudos feitos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que atestam a eficácia da dose única, sem necessidade de complementação. Em 2014, a OMS já havia recomendado a mudança, mas o Ministério da Saúde entendeu, na época, que eram necessários mais estudos para adotar o protocolo.

"Quem já tomou alguma dose, não precisa mais se vacinar", garante Ricardo Barros, ministro da Saúde, em coletiva de imprensa.

Fracionamento

O governo anunciou também a decisão de contar com o fracionamento da vacina para momentos de epidemia, medida que ainda não tem data para implementação. O objetivo é conseguir imunizar maior número de pessoas em casos emergenciais.

"A dose fracionada não é a diluição da vacina. Em vez de o vacinador puxar para dentro da seringa 0,5 ml, ele vai colocar 0,1 ml. A diluição da vacina continua a mesma. O que haverá é uma diminuição do quantitativo de volume que será colocado na seringa para fazer a vacinação nos locais que forem definidos", diz Carla Domingues, coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.

De acordo com Carla, caso a medida venha a ser adotada, um frasco com cinco doses poderá vacinar até 25 pessoas. Embora a resposta seja a mesma (as doses padrões causam o efeito desejado em 97% dos casos), a duração da eficácia ainda não pode ser garantida.

Atualmente, as pesquisas em andamento indicam que os cidadãos vacinados com a dose fracionada ficam imunizados pelo período de até um ano. "Os estudos vão continuar. Pode ser que se chegue à conclusão de que a dose fracionada imuniza a pessoa pela vida toda ou garante durante um, dois anos, explica o ministro Ricardo Barros.

Desde dezembro do ano passado, quase dois mil casos de febre amarela foram notificados em todo o país, dos quais 586 foram confirmados e causaram 190 mortes. No mesmo período, cerca de 16,5 milhões de doses da vacina foram aplicadas, e apenas 192 causaram reações graves, como, por exemplo, a contaminação pelo vírus. Estes últimos números, porém, ainda estão sob investigação.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade