Anatel quer bloquear celulares irregulares

A agência está de olho nos aparelhos sem regulamentação

por Encontro Digital 26/05/2017 15:19

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Pixabay
Anatel quer acabar com o uso de aparelhos de telefone irregulares no Brasil, bloqueando o código Imei dos celulares (foto: Pixabay)
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) poderá bloquear, em breve, os aparelhos de celular que não estiverem devidamente certificados no órgão de fiscalização. A proposta apresentada pela área técnica da Anatel já foi aprovada em reunião administrativa da agência, mas deve passar pelo conselho diretor e ainda pode sofrer mudanças.

Antes de bloquear os celulares, as operadoras de telefonia móvel terão de avisar os clientes que possuam aparelhos não regularizados e, somente, após 75 dias poderão bloqueá-los. A previsão é de que as empresas comecem a mandar mensagens com avisos para os usuários a partir do dia 30 de julho – pode haver um adiamento no início da implantação do sistema.

Segundo a Anatel, serão bloqueados os aparelhos de celular que não tenham certificação da agência e nem número de Imei válidos. Este código diz respeito a uma sequência de números que serve para identificar o celular em qualquer lugar do mundo. Todos os Imei's são cadastrados no banco de dados da GSMA, organismo internacional que reúne as empresas de telefonia móvel. Ele equivale ao número do chassi dos carros. Os aparelhos sujeitos ao bloqueio são principalmente os vendidos irregularmente no mercado brasileiro.

O projeto do bloqueio de celulares e sua forma de implantação vem sendo estudados pela Anatel em conjunto com as operadoras de telefonia móvel e com a Associação Brasileira da Indústria Eletro e Eletrônica.

(com Agência Brasil)

Últimas notícias

Comentários