Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Extrato de soja estimula a produção de colágeno e melhora elasticidade da pele

Pesquisa da USP cria gel à base de soja que é capaz de estimular produção de colágeno durante a menopausa


postado em 02/05/2017 14:25

Como mostra a pesquisa realizada na USP, a soja contém isoflavonas que podem estimular a pele a produzir colágeno durante a menopausa nas mulheres(foto: Jonas Oliveira/ANPr/Divulgação)
Como mostra a pesquisa realizada na USP, a soja contém isoflavonas que podem estimular a pele a produzir colágeno durante a menopausa nas mulheres (foto: Jonas Oliveira/ANPr/Divulgação)
Durante a menopausa, o organismo feminino apresenta redução na produção de hormônios, que está relacionada com aparecimento de rugas e diminuição da espessura da pele. Pesquisas sobre o tema indicam que o colágeno – proteína responsável pela qualidade estrutural e elástica da pele – pode diminuir até 30% nos cinco primeiros anos desse momento da vida da mulher.

Uma solução para reveter os efeitos ruins da menopausa pode estar num tipo de substância extraída da soja: isoflavona (daidzeína e genisteína), que possui estrutura e função semelhantes às do hormônio estrogênio. Pesquisadoras da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, da USP, desenvolveram uma fórmula específica, enriquecida com esse composto da soja, e demonstraram sua eficácia na produção de colágeno. O produto, em forma de gel, foi capaz de atingir a derme e a epiderme e aumentar a produção desse componente nos fibroblastos humanos – células com função principal de sintetizar colágeno e elastina.

O estudo da USP mostra que os homens também devem se beneficiar da propriedade do produto. É que as isoflavonas podem proteger contra o estresse oxidativo e favorecer a atuação de substâncias antioxidantes que impedem a ação de enzimas que degradam o colágeno.

Os testes envolveram a produção de cinco diferentes extratos biotransformados e a identificação daquele com maior concentração de isoflavonas, principalmente a genisteína, "a qual possui maior capacidade de interagir com receptores de estrógeno presentes na pele", comenta a doutoranda Bianca Stocco, responsável pelo estudo.

Ao gel, o veículo escolhido para a fórmula do biocosmético, foi adicionado 3% do extrato biotransformado de soja. A pesquisadora esclarece que a concentração de isoflavonas na fórmula com 3% do extrato de soja é capaz de estimular a produção de colágeno na pele. "Concentrações maiores ou menores não foram capazes de promover estímulo na produção de colágeno, o que demonstra que o estímulo é dose-específico", comenta Bianca Stocco.

(com Jornal da USP)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade