Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Refrigerante pode causar celulite?

Tire essa e outras dúvidas sobre esse problema comum nas mulheres


postado em 23/05/2017 08:52 / atualizado em 23/05/2017 09:28

Diversos fatores, incluindo genética e má alimentação, podem provocar o acúmulo de gordura na pele, que leva à inflamação, mais conhecida como celulite(foto: Health.clevelandclinic.org/Reprodução)
Diversos fatores, incluindo genética e má alimentação, podem provocar o acúmulo de gordura na pele, que leva à inflamação, mais conhecida como celulite (foto: Health.clevelandclinic.org/Reprodução)
A aparição das temidas celulites no corpo é uma resposta natural do metabolismo frente às "agressões" físicas e biológicas às quais o organismo é exposto todos os dias. Fatores como genética, retenção de líquido, maus hábitos alimentares, consumo excessivo de álcool, tabagismo, sedentarismo, estresse, entre outros, são considerados as principais causas das celulites – inflamação crônica caracterizada pelo acúmulo de gordura no tecido adiposo, que dificulta a renovação celular e dá a famosa aparência de "casca de laranja" à pele.

Como mostra a nutricionista Andrea Hirga, da Sanavita, uma dieta rica em alimentos considerados anti-inflamatórios contribui para diminuir as celulites. "É aconselhável aumentar o consumo de alimentos que ativem a microcirculação no organismo, como os folhosos verdes escuros; gengibre; castanhas; peixes; sementes, como girassol, gergelim, chia e linhaça; frutas cítricas, como abacaxi, limão e acerola; frutas vermelhas, como amora, framboesa e cramberry; arroz integral; cereais integrais; ômega-3; chás; e colágeno", esclarece a especialista.

Para sanar algumas dúvidas relacionadas à polêmica celulite, a nutricionista esclarece alguns mitos e verdades sobre o tema:

Refrigerante causa celulite
Verdade. Não por causa do gás, e sim, pela quantidade de açúcar adicionada ao produto. O excesso desse carboidrato leva ao aumento das células de gordura no corpo e, como consequência, surgem as celulites. E não é só o refrigerante. O mesmo vale para outras bebidas e alimentos calóricos e sem gás.

Roupas apertadas causam celulite
Mito.
O uso diário de roupas apertadas não provoca a celulite. Porém, elas comprimem os vasos sanguíneos, principalmente na região da coxa e dos glúteos, prejudicando a circulação. Isso pode piorar um quadro já existente ou causar varizes.

Alimentação saudável ameniza a celulite
Verdade.
O principal 'tratamento' é a dieta balanceada associada à prática de atividades físicas e também o consumo de 2 l de água por dia. "Para acelerar o efeito, é importante consumir produtos à base de colágeno, que fornece a quantidade desse nutriente que os estudos recomendam e que ajuda a melhorar a tonicidade e firmeza da pele. Também é preciso ingerir produtos com antioxidantes, que ajudam na desinflamação da célula de gordura", explica Andrea Hirga.

Celulite tem a ver com estrias
Mito. A celulite não tem nenhuma ligação direta com as estrias. A causa da celulite é a inflamação do tecido adiposo. Já a da estria é a falta, ou pouca, elasticidade da pele.

A celulite surge independemente da raça e do sexo
Verdade. A celulite afeta de 85% a 98% das mulheres de todas as etnias, embora as brancas sejam ligeiramente mais afetadas. Esse número é bem maior se comparado aos homens, mas o problema pode ocorrer quando eles têm algum desequilíbrio hormonal.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade