Publicidade

Estado de Minas INTERNACIONAL

Segundo a OMS, acidentes de trânsito são a maior causa de morte entre os jovens no mundo

Os homens entre 10 e 19 anos são as principais vítimas da violência no trânsito


postado em 16/05/2017 08:57

Segundo o relatório da Organização Mundial de Saúde, 115.302 jovens morreram em todo o mundo, em 2015, devido a acidentes de trânsito(foto: Pixabay)
Segundo o relatório da Organização Mundial de Saúde, 115.302 jovens morreram em todo o mundo, em 2015, devido a acidentes de trânsito (foto: Pixabay)
A cada ano morrem 1,2 milhão de adolescentes dentre 10 e 19 anos por causas evitáveis, e mais de dois terços das mortes acontecem nos países em desenvolvimento, especialmente no continente africano e no sudeste asiático, segundo um relatório publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta terça, dia 16 de maio.

Os acidentes de trânsito (115.302), as infecções respiratórias (72.655), os suicídios (67.149), as doenças diarreicas (63.575) e os afogamentos (57.125) foram as principais causas de morte entre os adolescentes em 2015, de acordo com a OMS.

Pelo menos 3 mil menores morreram por dia, ao longo do período analisado no relatório Acelerador da Ação Global em Favor da Saúde dos Adolescentes: Guia para Apoiar a Implementação em Cada País.

Os dados divulgados pela OMS apresentam diferenças consideráveis entre os adolescentes por sexo e faixa etária. Os acidentes de trânsito são a causa mais comum de morte e também no caso dos homens, enquanto que o principal motivo de mortalidade feminina são as infecções respiratórias pulmonares.

Mortes no trânsito

Na maioria de ocasiões, os menores mortos nas estradas são usuários vulneráveis: pedestres, ciclistas ou motociclistas. Entre eles, foram 88.590 jovens do sexo masculino, sendo que as vítimas do sexo feminino da mesma idade somaram 26.712.

Já muitas das infecções respiratórias, que causaram a morte de 36.637 mulheres e 36.018 homens adolescentes, são provocadas pela inalação de ar contaminado em suas próprias casas, onde ainda cozinham com combustíveis sujos.

O suicídio e o autoflagelo constituem a segunda causa de mortes entre as garotas de todo o mundo (32.194) e a quinta entre os rapazes (34.650). Na Europa, é a primeira entre os menores, diz o estudo, que não fornece número por regiões.

Além disso, os garotos adolescentes têm mais probabilidades de perder a vida em brigas e confrontos violentos (42.277) e afogamento (40.847), enquanto que as garotas falecem mais por causa de doenças diarreicas (32.194).

O relatório divulgado hoje recomenda intervenções em todos os setores da sociedade. Desde promover programas de educação sexual integral nas escolas, limitar a idade máxima para consumo de álcool, tornar lei a utilização do cinto de segurança e capacete na via pública, redução da poluição no interior da residência, melhorar o acesso à água e incentivar a boa higiene pessoal.

(com Agência EFE e Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade