Publicidade

Estado de Minas BRASIL

Joaquim Barbosa diz que STF vive momento histórico

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal comenta que o país precisa, mais do que nunca, das decisões corretas da justiça


postado em 08/06/2017 09:52

(foto: Gervásio Baptista/SCO/STF/Divulgação)
(foto: Gervásio Baptista/SCO/STF/Divulgação)
O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa disse que o Brasil "precisa muito" dos ministros da Suprema Corte. Barbosa participou na tarde de quarta, dia 7 de junho, de uma solenidade de aposição de fotos de ex-presidentes do tribunal, evento tradicional no STF.

Durante seu discurso, ao comentar a condução da Ação Penal 470, o processo do mensalão, no qual foi relator, Barbosa afirma que o combate à corrupção se deve a decisões tomadas no passado pela justiça. Na avaliação dele, o atual momento político do país é uma "revolução silenciosa".

"Eu não os invejo [ministros]. Eu não gostaria de estar aqui na corte neste momento cataclísmico. Eu só diria o seguinte, o Brasil precisa muito dos senhores. O Brasil precisa muito desta corte", comenta Joaquim Barbosa.

Após 11 anos como ministro do STF, o mineiro de Paracatu pediu aposentadoria antecipada em julho de 2014, alegando questões pessoais. Ele foi o primeiro negro a presidir o STF e foi indicado ao cargo de ministro da Suprema Corte em 2003, no mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade