Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Ansiedade e depressão podem estar associadas a dor crônica e outros problemas

Estudo da USP encontra relação entre transtornos de humor, estresse e ansiedade e doenças crônicas


postado em 24/07/2017 17:30

Sabia que uma dor crônica pode estar ligada diretamente a transtornos de humor e à ansiedade? Isso foi comprovado por um estudo da Faculdade de Medicina da USP(foto: Pixabay)
Sabia que uma dor crônica pode estar ligada diretamente a transtornos de humor e à ansiedade? Isso foi comprovado por um estudo da Faculdade de Medicina da USP (foto: Pixabay)
Quem sofre com alguma doença crônica já deve ter percebido que este problema costuma estar associado a outras condições, inclusive psicológicas. Um estudo do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP mostra que existe relação bidirecional entre ansiedade ou depressão e algumas doenças físicas crônicas. O levantamento mensurou essa relação em pessoas adultas residentes na região metropolitana de São Paulo e mostra dados preocupantes. O resultado do estudo é que indivíduos com transtornos de humor ou de ansiedade tiveram incidência duas vezes maior de doenças crônicas.

A dor crônica foi a mais comum entre os indivíduos com transtorno de humor, como depressão e bipolaridade, ocorrendo em 50% dos casos de transtornos de humor, seguidos por doenças respiratórias (33%), doença cardiovascular (10%), artrite (9%) e diabetes (7%).

Os distúrbios de ansiedade também são largamente associados com dor crônica (45%) e doenças respiratórias (30%), assim como com artrite e doenças cardiovasculares (11% cada). A hipertensão foi associada a ambos em 23% dos casos.

Estresse

Os dados da pesquisa da USP mostram a necessidade de maior atenção ao tema. "Já era esperado que houvesse uma relação forte entre essas doenças. O problema é que a prevalência de ansiedade e depressão em São Paulo é muito alta por causa do estresse. Com esses números, precisamos atentar para a necessidade de passar a informação para o médico que está na linha de frente, no atendimento primário. É preciso reconhecer a comorbidade de ansiedade e depressão com as doenças crônicas que não se resume apenas à dor", esclarece a psiquiatra Laura Helena Andrade, coordenadora do Instituto de Psiquiatria da USP e uma das autoras do estudo.

Pesquisas anteriores já haviam mostrado de forma consistente a associação de doenças crônicas com transtornos de humor e ansiedade. Mas, ainda não se sabe porque a relação entre dor crônica e ansiedade ou depressão é tão intensa, pois os mecanismos fisiopatológicos da dor crônica são pouco conhecidos.

"Uma das hipóteses é relacionada à questão de comportamento. As pessoas ficam inativas quando têm depressão, isso causa dor, ou então a própria dor muda a vida da pessoa, leva à falta de atividades físicas, o que aumenta a depressão e fica um círculo vicioso", comenta a psiquiatra. Ela ainda explica que, assim como as células do sistema de defesa são ativadas quando há uma invasão por um agente causador de doença, o estresse psicológico em uma situação ambiental como, por exemplo, viver em uma cidade como São Paulo, acaba ativando o sistema inflamatório.

"Aumento da inflamação, lesões do endotélio [camada de célula presente em todos os vasos sanguíneos] e danos oxidativos são algumas vias que podem estar relacionadas à ocorrência da comorbidade. Consequentemente, é imperativo que sintomas depressivo-ansiosos sejam tratados agressivamente em pacientes com condições médicas crônicas, pois sua resolução pode ser acompanhada por melhora geral sintomática e uma importante diminuição no risco de mortalidade e complicações", comenta Laura Andrade.

De acordo com a pesquisadora, ainda é preciso fazer mais pesquisas com foco na interação entre depressão, ansiedade e doenças físicas crônicas para elucidar os mecanismos pelos quais se originam as doenças. "Para descobrir esses mecanismos precisamos de mais estudos. O que a gente vê é uma associação grande, mas qual é o mecanismo exatamente a gente ainda não conhece", conclui a especialista.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade