Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Muitas pessoas só lembram do cóccix quando ele dói

Osso fica na parte final da coluna vertebral


postado em 11/12/2018 16:41 / atualizado em 11/12/2018 16:16

(foto: Pexels)
(foto: Pexels)

Localizado na última parte da coluna vertebral, o cóccix é um osso pouco lembrado pelas pessoas, a não ser quando apresenta algum problema. A estimativa é que de 1% a 2% da população mundial sofre com a chamada coccigodinia – dores crônicas no cóccix. De acordo com o neurocirurgião Iuri Weinmann, esse osso participa de muitos movimentos que realizamos no dia a dia, como na hora de ir ao banheiro. "Outra função importante é funcionar com uma espécie de 'amortecedor' quando estamos sentados. Ao sentarmos, é realizada uma compressão na parte posterior do cóccix, que se move para frente", explica o especialista.

Traumas na região são principais causa de dor, que, quando se torna crônica, pode ter várias causas. "A principal são os traumas, como cair sentado, por exemplo. Isso pode levar a fraturas, torções ou luxações nesse osso, que são de difícil resolução. Há ainda causas congênitas, quando a criança nasce sem a curvatura anterior. Cisto pilonidal, cisto aracnoide e lipoma [nódulo] também são causas comuns dessa condição", diz o médico.

Ficar sentado por longos períodos agrava a sensação de dor Em algumas pessoas, esse reflexo pode aparecer e desaparecer de forma espontânea. Entretanto, é comum encontrar quadros crônicos de dor no cóccix.

"Pessoas que ficam muitas horas sentadas podem sentir dor de forma mais crônica. Em mulheres, pode haver piora do quadro no período pré-menstrual e durante a menstruação. Outras podem sentir dor no momento da defecção ou ainda durante as relações sexuais, por exemplo", comenta Iuri Weinmann.

De acordo com o neurocirurgião, o diagnóstico pode ser feito por um especialista em Medicina da coluna. "Iremos avaliar várias possibilidades. Serão solicitados exames de imagem como raio-X, tomografia e ressonância magnética da região. Durante o exame clínico, levantamos todas as informações que podem esclarecer a origem da dor, incluindo traumas, cistos e até mesmo histórico de estresse e depressão", afirma o especialista. Também são excluídas outras doenças sistêmicas que podem causar a dor.

O tratamento do problema no cóccix quase sempre é do tipo "conservador". "O paciente é orientado a fazer fisioterapia, usar almofadas para aliviar a tensão na região, assim como podem ser prescritos medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos. Quando não há melhora, podemos fazer infiltrações no local com corticoides, excelentes para diminuir a inflamação e a dor. A melhora do quadro com essa terapia pode variar de 60% a 85%", afirma o médico.

Ele esclarece que uma intervenção cirúrgica só é indicada quando o paciente não melhora com nenhum outro tratamento. Outra indicação é quando a dor é incapacitante. A cirurgia, chamada de coccigectomia, consiste na remoção total ou parcial do cóccix. "Quando bem indicada, atinge bons resultados, reduzindo a dor e melhorando a qualidade de vida do paciente", diz Iuri.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade