Estado de Minas ASTRONOMIA

Asteroide gigante passará 'perto' da Terra na sexta, dia 1º de setembro

O asteroide Florence tem nada menos que 4,4 km de diâmetro, segundo a Nasa

postado em 30/08/2017 15:22

No dia 1º de setembro, o asteroide Florence, que tem 4,4 km de diâmetro, passará "perto" da Terra a uma distância que equivale a 18 vezes a da Lua (foto: JPL-Caltech/Nasa/Divulgação)
Na próxima sexta, dia 1º de setembro, o asteroide Florence, descoberto em 1981 por um observatório na Austrália e que tem 4,4 km de diâmetro, vai passar "perto" da Terra. Segundo informações da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), o objeto estará a sete milhões de km de nosso planeta, ou cerca de 18 vezes a distância que nos separa da Lua. O Florence faz parte do grupo de asteroides gigantes que podem trazer risco para a Terra – apesar de a aproximação de sexta ser considerada totalmente segura.

"Nós sabemos que muitos asteroides conhecidos já passaram mais perto da Terra do que o Florence, porém, este será o maior objeto a se 'aproximar' do planeta. Ele é o maior asteroide a chegar perto da Terra desde que a Nasa começou o programa de detecção de asteroides que existem em nossa vizinhança", diz Paul Chodas, diretor do Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra (CNEOS, na sigla em inglês), que pertence ao Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, em Pasadena, na Califórnia (EUA).

A aproximação do asteroide será uma oportunidade para os cientistas poderem estudá-lo melhor. Muitos observatórios e radares espaciais, inclusive os amadores, terão a oportunidade de analisá-lo. Em 2017, o Florence estará em sua menor distância da Terra desde sua última passagem em 1890 e uma aproximação como esta só ocorrerá de novo no ano de 2500.

A luminosidade do asteroide, de acordo com a Nasa, é de mangitude nove – Netuno, por exemplo, tem magnitude aparente 8 –, e poderá ser visto seguindo na rota que está eprcorrendo nas constelações de Peixe Austral, Capricórnio, Aquarius e Golfinho.

Abaixo, uma simulação da órbita do asteroide:

(com portal da Nasa)