Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Atendimento rápido é essencial em caso de infarto do miocárdio

O ataque cardíaco pode deixar sequelas graves e irreversíveis no coração


postado em 31/08/2017 11:55

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Uma breve interrupção no fluxo sanguíneo provocada por problemas nas artérias do coração pode alterar o ritmo cardíaco ou até mesmo ser fatal. O ataque cardíaco, uma das principais causas de morte no Brasil e no mundo, acontece quando o fluxo de sangue que flui normalmente nas artérias coronárias, que irrigam o músculo cardíaco, é obstruído. Caso este fluxo não seja restaurado rapidamente, o segmento não irrigado começa a morrer e, assim, ocorre o infarto agudo do miocárdio, podendo levar o paciente à morte ou mesmo deixar sequelas, comprometendo a qualidade de vida. Isso exige do paciente atenção redobrada e mudança dos hábitos do dia a dia.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, cerca de 190 mil pessoas já faleceram devido a problemas cardiovasculares no Brasil em 2017.

Como alerta o cardiologista Everton Cardoso Dombeck, do Hospital Cardiológico Costantini, em Curitiba (PR), é de suma importância que o atendimento à vítima de infarto seja imediato. "É muito importante fazer o diagnóstico de um evento cardíaco o mais rápido possível. O paciente com quadro clínico sugestivo de infarto agudo do miocárdio deve ser encaminhado para um centro especializado, com estrutura adequada para o pronto restabelecimento do fluxo coronariano obstruído", comenta o especialista.

O médico destaca ainda que a angioplastia é um dos tratamentos padrões. "Uma vez desobstruída a artéria culpada pelo infarto, é possível 'salvar' a maior quantidade de células miocárdicas isquêmicas que sofreriam necrose [morte celular]. Com isso, é possível reduzir as sequelas, que podem ser de morte do paciente, a mais indesejada, à insuficiência cardíaca e desenvolvimento de arritmias, problemas que podem comprometer a qualidade de vida do paciente acometido", esclarece Everton Dombeck.

Sintomas

O cardiologista esclarece que o principal sintoma do ataque cardíaco é o desconforto ou dor torácica mal localizada, que pode ser repentina e constante, no meio do peito. Existe a possibilidade de irradiar para várias partes do tórax, das costas, do pescoço, da mandíbula e dos braços, principalmente na parte do membro esquerdo. Além disso, o infarto pode ocasionar falta de ar, associada à palidez e sudorese.

Qualidade de vida

Após a recuperação, a pessoa deve mudar alguns hábitos: ter uma alimentação saudável e balanceada – com mais frutas e verduras –; ficar atento aos níveis de colesterol; se é fumante deve parar com o tabaco; e praticar exercícios físicos após liberação médica.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade