Publicidade

Estado de Minas CONSUMIDOR

Entenda a suspensão da produção do Buscopan Composto

O laboratório Boehringer Ingelheim decidiu parar de produzir o famoso remédio para cólicas


postado em 11/08/2017 11:33 / atualizado em 11/08/2017 11:38

O Buscopan Composto é um remédio de venda livre muito utilizado para acabar coma s dores das cólicas mais intensas(foto: Boehringer Ingelheim/Reprodução)
O Buscopan Composto é um remédio de venda livre muito utilizado para acabar coma s dores das cólicas mais intensas (foto: Boehringer Ingelheim/Reprodução)
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirma que o laboratório alemão Boehringer Ingelheim, fabricante do medicamento Buscopan, está retirando do mercado, de forma temporária, o famoso medicamento contra cólicas. A decisão da empresa farmacêutica vale para o Buscopan Composto solução oral (gotas) de 10 ml e de 20 ml. Segundo a Anvisa, a medida foi adotada após o laboratório identificar problemas no teste de estabilidade acelerada.

"A decisão é preventiva  e serve para garantir que o produto não traz risco relacionado à segurança e qualidade do medicamento", informa a agência em seu site oficial.

Abaixo, a Anvisa responde algumas dúvidas sobre a retirada do Buscopan Compsoto do mercado:

Por que o produto teve sua produção suspensa?
"O próprio fabricante identificou problemas durante um teste chamado de 'estabilidade acelerada'. Este teste serve para definir a validade do produto, ou seja, mede por quanto tempo o produto continua bom para o consumo depois da sua fabricação".

Existem medicamentos substitutivos?
"Sim. O Buscopan Composto tem a seguinte fórmula: butilbrometo de escopolamina com dipirona monoidratada. Existem pelo menos três similares e três genéricos com a mesma fórmula em comercialização no país. Estes medicamentos têm preços semelhantes, mas é sempre muito importante que o consumidor faça uma comparação de preços nas farmácias. Não deixe de consultar o farmacêutico para garantir que o substituto é idêntico ao medicamento original".

O consumo do Buscopan Composto suspenso pode apresentar riscos à saúde?
"A ação é preventiva e até este momento os lotes de Buscopan que estão no mercado estão liberados para uso".

Existe previsão para a retomada da produção do remédio para cólicas?
"Não há previsão, até o momento".

(com Ascom da Anvisa)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade