Estresse pode aumentar o nível de cortisol no sangue e causar problemas

Esse hormônio é fundamental para o corpo, mas, em excesso, pode levar até ao infarto

por Da redação com assessorias 07/08/2017 13:52

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O estresse é um dos fatores que levam o organismo a liberar mais cortisol no sangue. O excesso deste hormônio causa inúmeros problemas, como infarto e obesidade (foto: Pixabay)
Popularmente conhecido como "hormônio do estresse", o cortisol, que é produzido pelas glândulas suprarrenais, é liberado em momentos de nervosismo. Em funcionamento normal, ele serve para auxiliar o organismo a reduzir as inflamações, contribuir para o bom funcionamento do sistema imune e manter constantes os níveis de açúcar no sangue e a pressão arterial. Quando seu nível está abaixo do habitual, os sintomas variam entre fadiga, fraqueza e até mesmo depressão. Entretanto, em altas doses, as consequências podem ser sérias, incluindo o infarto.

O problema é justamente porque o hormônio cortisol é uma resposta do organismo ao estresse, sendo liberado em momentos de emergência. "Como o cortisol é liberado em um momento de inquietação, quando o estresse é crônico, ou seja, um estado de exaustão prolongado, os níveis do hormônio ficam elevados, o que pode vir a causar danos graves a saúde", explica o nutrólogo Lucas Penchel.

Segundo o médico, durante períodos de tensão, as glândulas suprarrenais produzem a adrenalina, a noradrenalina e o cortisol. Os níveis elevados de cortisol na corrente sanguínea acabam gerando aumento da frequência cardíaca e do nível de açúcar no sangue, diminuição da produção de insulina e constrição dos vasos sanguíneos. Essas alterações, conforme o especialista, podem causar problemas como obesidade, diabetes, hipertensão, infarto, alteração do sono, queda de cabelo, dores musculares, imunossupressão, entre outros.

Alés do estresse, outros fatores também podem alterar o nível de cortisol no sangue, como o uso de remédios corticoides por mais de 15 dias corridos, disfunção das glândulas adrenais e tumores cerebrais.

Para manter o nível do cortisol em dia é essencial reduzir o desgaste, caso este seja o agente causador. "Como este hormônio está, na maioria das vezes, ligado ao emocional, para mantê-lo controlado é necessário diminuir o que causa a estafa. Sendo assim, uma caminhada ou alguma atividade física é recomendada, pois ajuda a relaxar, além de liberar endorfina e serotonina, os hormônios 'do prazer' e 'do humor', respectivamente. Outro ponto de grande relevância no tratamento para regular o cortisol é a alimentação. Comer alimentos que controlam o açúcar no sangue como, ovo, abacate, brócolis, espinafre, peixe, aveia, amêndoa, castanha, leite e derivados ajuda a manter adequados os níveis de cortisol", esclarece o Lucas Penchel.

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