Publicidade

Estado de Minas MEIO-AMBIENTE

Humanidade está esgotando os recursos da Terra cada vez mais cedo

Nós estamos consumindo o equivalente a 1,7 planetas todos os anos


postado em 02/08/2017 14:31

A cada ano que passa, os seres humanos estão esgotando mais cedo os recursos naturais do planeta. É como um orçamento ambiental, ou seja, quando a demanda anual da humanidade por recursos excede o que o planeta Terra é capaz de regenerar naquele ano. Em 2017, o Dia da Sobrecarga da Terra, tradução de Earth Overshoot Day, ocorre nesta quarta, dia 2 de agosto. É a data mais precoce desde que estouramos nosso orçamento ambiental pela primeira vez no início da década de 1970.

"A humanidade está exaurindo a natureza 1,7 vezes mais rápido do que os ecossistemas conseguem se regenerar. É como se estivéssemos utilizando o equivalente a 1,7 Terras", diz o comunicado da Global Footprint Network, organização internacional de pesquisa pioneira na contabilização da pegada ecológica, que é a quantidade de recursos naturais renováveis para manter o estilo de vida das pessoas. O sequestro de carbono (absorção de grandes quantidades gás carbônico da atmosfera) representa 60% da demanda dos seres humanos pelos recursos naturais do planeta.

Para reverter essa tendência, é preciso atrasar o Dia da Sobrecarga da Terra em 4,5 dias todos os anos. Assim, será possível retornar ao nível em que utilizamos os recursos de um só planeta até 2050.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade