Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Saiba a diferença entre massagem redutora, modeladora e drenagem linfática

Especialista fala esses procedimentos estéticos muito comuns, usados especialmente por mulheres


postado em 22/08/2017 15:27

As massagens são muito procuradas por pessoas que querem mais que relaxamento: perda de medidas e redução de inchaços e celulites, por exemplo(foto: Pixabay)
As massagens são muito procuradas por pessoas que querem mais que relaxamento: perda de medidas e redução de inchaços e celulites, por exemplo (foto: Pixabay)
Capazes de reduzir medidas, relaxar os músculos e favorecer a saúde da pele, as massagens são grandes aliadas para o bom funcionamento do organismo.

"Os movimentos realizados nas massagens são ideais par a desobstruir os gânglios e melhorar a circulação sanguínea. As massagens manuais ajudam o organismo a eliminar as impurezas e diminuir a retenção de líquido", afirma a fisioterapeuta dermato-funcional Ingrid Peres, da clínica Onodera. "Outro benefício é quanto à melhora física e até psicológica, pois algumas técnicas também são capazes de promover o relaxamento", completa a especialista.

Apesar das massagens serem um dos procedimentos mais procurados das clínicas de estética, é comum que as mulheres tenham dúvidas na hora de escolher a melhor técnica, pois existem diferentes métodos, conforme a necessidade individual de cada paciente.

Embora as massagens tenham benefícios comprovados, Ingrid alerta: "é importante associar as técnicas com hábitos de vida saudáveis. Praticar exercícios físicos regularmente e seguir uma alimentação adequada são essenciais para garantir o resultado de qualquer procedimento".

A fisioterapeuta fala sobre as três massagens mais comuns (redutora, modeladora e drenagem linfática):

  • Redutora: é feita com movimentos de deslizamento e amassamento profundos, seguindo um ritmo acelerado. "Diferente da massagem modeladora, é aplicada somente em áreas específicas, como abdômen e culote, por exemplo", ressalta a profissional. Deve ser feita de uma a duas vezes por semana

  • Modeladora: muito confundida com a drenagem linfática, a modeladora é indicada para quem precisa reduzir medidas ou melhorar o aspecto da celulite. A técnica utiliza movimentos firmes, rápidos, e com maior pressão nas manobras. "Neste caso, não há um sentido a ser seguido, pois o objetivo é reduzir a circunferência e ativar a circulação sanguínea. A técnica é contraindicada para que tem inflamação e deve ser realizada de duas a três vezes por semana, com pelo menos um dia de intervalo entre as sessões", destaca Ingrid Peres

  • Drenagem linfática: indicada para prevenir celulite e reduzir edemas, esta massagem é feita com movimentos lentos, com sentido certo e toque leve. O procedimento ajuda a eliminar líquidos e diminuir o inchaço causado por insuficiência venosa, problemas de tireoide ou ciclo menstrual. Nas mulheres, que costumam reter mais líquidos, a recomendação é que a drenagem seja feita ao menos uma vez por semana

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade