Publicidade

Estado de Minas ALERTA

Americana teve problema de visão após fazer massagem

Ela passou por uma sessão de quiropraxia


postado em 03/10/2018 08:30 / atualizado em 03/10/2018 08:46

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Uma das técnicas de Medicina alternativa mais conhecidas para tratar problemas musculares e esqueléticos, sobretudo na coluna, é a quiropraxia. Este tipo de terapia é baseada em movimentos coordenados que, ao serem realizados no paciente, ajudam no "tratamento e na prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético", de acordo com o informações publicadas no site da Associação Brasileira de Quiropraxia.

Entretanto, esse tipo de massagem está sendo associada a um dano visual causado numa paciente dos Estados Unidos, conforme matéria publicada no site americano Medical News Today, especializado em notícias médicas. Trata-se de uma mulher de 59 anos, cujo nome não foi divulgado, que percebeu anomalias em sua visão logo após passar por uma sessão de quiropraxia. O caso, ainda de acordo com o site, foi estudado e publicado no periódico científico American Journal of Ophthalmology no mês de setembro deste ano.

O primeiro sintoma sentido pela paciente foi uma pequena mancha que apareceu repentinamente na visão. Já no dia seguinte sua capacidade de enxergar estava ainda mais afetada, o que a levou a procurar o oftalmologista Nicolas Belil, que a encaminhou para o Centro de Olhos Kellog, da Universidade de Michigan, nos EUA.

Na clínica, ela foi recebida pelo oftalmologista Yannis Paulus, que diagnosticou um sangramento nos vasos sanguíneos da retina da paciente – que é a camada de tecido localizada na parte de trás dos olhos, responsável por captar as imagens e enviar para o cérebro.

Os dois especialistas que lidaram com explicaram ao Medical News Today que, apesar de as chances serem baixas, é possível ocorrerem lesões nos olhos devido a movimentos como os realizados numa sessão de quiropraxia, sobretudo se forem de alta intensidade.

Eles alertam que sangramentos na retina podem causar, até mesmo, perda total da visão. Entretanto, a mulher que foi atendida no Centro de Olhos Kellog conseguiu recuperar as condições normais de visão em aproximadamente dois meses após o incidente, sem precisar de qualquer intervenção médica.

Cuidado

Danos à saúde provenientes de movimentos realizados em sessões de quiropraxia já motivaram um alerta da Associação Americana do Coração (AHA, na sigla em inglês). O site Medical News Today recorda que, em 2014, a entidade emitiu uma declaração advertindo os quiropraxistas para um problema chamado dissecção da artéria cervical, que pode causar derrame, e que foi associado a esse tipo de massagem.

A condição seria resultante da "manipulação forçada" dos ossos do pescoço, de acordo com o médico Yannis Paulus. "Se um coágulo se formar no local, ele pode, posteriormente, percorrer o corpo e bloquear um vaso sanguíneo no cérebro, causando um Acidente Vascular Cerebral [AVC]", alerta o oftalmologista em entrevista ao site especializado.

No artigo publicado no American Journal of Ophthalmology, o especialista destaca que há uma grande possibilidade de a quiropraxia causar danos nos olhos. Por isso, ele pede que as pessoas que utilizam esse tipo de tratamento alertem os quiropraxistas quanto aos perigos envolvidos na prática.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade