Publicidade

Estado de Minas CIDADE

Gorilinha do zoo de BH ganha o nome Ayô

A palavra, de origem iorubá, significa alegria e foi escolhida por 40,44% dos internautas que participaram do concurso


postado em 04/09/2017 09:50 / atualizado em 04/09/2017 09:55

O mais novo gorilinha do zoológico de Belo Horizonte, nascido em maio deste ano, acaba de ganhar o nome Ayô, que significa alegria no idioma iorubá(foto: Flickr/PBH/Suziane Fonseca/Reprodução)
O mais novo gorilinha do zoológico de Belo Horizonte, nascido em maio deste ano, acaba de ganhar o nome Ayô, que significa alegria no idioma iorubá (foto: Flickr/PBH/Suziane Fonseca/Reprodução)
Ayô, palavra que significa "alegria" na língua africana iorubá, foi o nome escolhido para o segundo filhote dos gorilas Leon e Imbi, nascido no jardim zoológico da Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte (FZB-BH) em 8 de maio deste ano. O anúncio foi feito na sexta-feira, dia 1º de setembro. Ao todo, cerca de 30 mil pessoas votaram na internet. Ayô teve a preferência de 40,44% dos eleitores, enquanto Toriba recebeu 38,94% dos votos e Kong, 20,62%.

De acordo com a professora Lívia Regina Alves de Almeida, da Umei Delfim Moreira, que desenvolveu todo um trabalho pedagógico e "defendeu" o nome Ayô, esse é um momento de muita satisfação. "Essa alegria que contagiou as crianças é a própria alegria do nome Ayô. Tivemos um total envolvimento não apenas das crianças, mas também de seus familiares. Durante todo o processo de votação fizemos atividades relacionadas ao tema, explicando a importância da conservação desses animais. Foi um trabalho riquíssimo e que irá ficar ainda melhor depois dessa escolha", comemora a professora.

Para a pequena Manuelly Fernandes Oliveira, de 5 anos, essa foi uma oportunidade de ver de perto os gorilas e conhecer o filhote que recebeu o nome escolhido por ela e seus colegas. "Achei demais porque nosso nome foi escolhido. Esse é um nome muito bonito!", comemora a aluna.

Durante a visita dos alunos ao zoo de BH, durante a apresentação do nome do gorilinha, a equipe do Serviço de Educação Ambiental da FZB realizou um bate-papo interativo para repassar informações importantes e responder dúvidas sobre o comportamento dos seis gorilas que vivem em BH.

Conheça um pouco mais sobre o grupo de gorilas do zoológico da capital mineira:

Imbi: nasceu em 2000
Quando chegou à FZB-BH: 2011
De onde veio: Reino Unido

Leon: nasceu em 1998
Quando chegou à FZB-BH: 2013
De onde veio: Espanha

Lou Lou: nasceu em 2004
Quando chegou à FZB-BH: 2013
De onde veio: Reino Unido

Sawidi: nasceu em 5 de agosto de 2014
Pais: Lou Lou e Leon

Jahari: nasceu em 10 de setembro de 2014
Pais: Imbi e Leon

Ayô: nasceu em 8 de maio de 2017
Pais: Imbi e Leon

(com portal da PBH)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade