Publicidade

Estado de Minas CIDADE

Ruas de Belo Horizonte ganham novos grafites

Avenida Antônio Carlos e rua Silvianópolis estão recebendo intervenções artísticas em setembro


postado em 19/09/2017 14:47

Os grafiteiros Nilo Zack, Hely Costa e Ataíde Miranda são responsáveis pela intervenção artística no viaduto Moçambique, na av. Antônio Carlos, em Belo Horizonte(foto: Rodrigo Clemente/PBH/Divulgação)
Os grafiteiros Nilo Zack, Hely Costa e Ataíde Miranda são responsáveis pela intervenção artística no viaduto Moçambique, na av. Antônio Carlos, em Belo Horizonte (foto: Rodrigo Clemente/PBH/Divulgação)
"Isso aqui é cultura de rua feita por artistas, enfeita a cidade e é bonito". Estas são as palavras do prefeito Alexandre Kalil ao visitar o painel feito pelos grafiteiros Nilo Zack, Hely Costa e Ataíde Miranda, em uma das paredes do viaduto Moçambique, na avenida Antônio Carlos, bairro Cachoeirinha, região nordeste de Belo Horizonte. Os autores do grafite, que começou a ser feito no dia 9 de setembro e deve ficar pronto em 15 dias, receberam a visita do prefeito e da primeira dama, Ana Laender, no domingo, dia 17.

"Vamos ajudar os artistas na medida do possível. Temos o Programa Gentileza que propõe justamente isso e dá mais um passo na direção de elevar a autoestima do morador de Belo Horizonte, mostrando que esta cidade é uma cidade alegre, acolhedora e que tem gente feliz. Belo Horizonte é uma cidade alegre e vamos transformá-la em uma cidade mais alegre ainda", comenta Kalil.

A tela, emoldurada por duas pinturas de Ataíde Miranda e cores que remetem ao país que dá o nome ao viaduto, traz dois garotos: um negro e um com fantasia de palhaço, personagens característicos nas obras de Hely Costa e Nilo Zack, respectivamente. Todo o trabalho recebeu autorização da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para ser executado e chama a atenção de quem passa pela região. "A arte de rua tem essa proposta de contraste com o cotidiano. As pessoas vão passando e vão vendo o nosso trabalho. Aqui na avenida muita gente passa no dia a dia sempre na correria. Durante este tempo em que estamos aqui, as pessoas param e vem falar com a gente. Quanto mais cores e mais alegria para a cidade, mais os moradores gostam e aprovam. Este tipo de intervenção atinge a todos, do morador de rua aos mais ricos e as pessoas que veem sempre conseguem absorver alguma coisa", explica Hely Costa, que além de artista de rua, coordena o projeto Arte Favela, na região nordeste da cidade.
(foto: Rodrigo Clemente/PBH/Divulgação)
(foto: Rodrigo Clemente/PBH/Divulgação)

Santa Tereza

Uma nova obra está marcada para ser feita nos dias 23 e 24 de setembro pelo coletivo coordenado por Gabriela Meirelles, e que é formado pelos artistas Nilo Zack, Ataíde Miranda, Hely Costa, Arthur Ribeiro, Fhero, Nika, Michel Testa, Carol, Tão, Rodrigo Scalabrini, Gud Assis e John Viana. A intervenção será feita em um muro de aproximadamente 50 m na rua Silvianópolis, no bairro Santa Tereza, entre as ruas Pirite e São Gotardo.

"Eu sou morador de Santa Tereza desde menino. Aquele lugar é minha vida, minha história. Já fiz vinte metros de grafite lá e agora a Gabriela incentivou esta ação comunitária para terminar mais um presente para o bairro e para a cidade. Cada um vai usar o seu material. Alguns artistas vão usar o tema de Santa Tereza e outros farão um trabalho mais livre. É legal levar esta diversidade para os muros do bairro. Uma diversidade que já existe lá em outras manifestações artísticas. A intenção é fazer um evento bem bacana com bloco carnavalesco, um evento para a família dando um presentão para Santa Tereza", diz Ataíde Miranda, que há 47 anos mora no bairro da zona leste da cidade.

(com portal da PBH)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade