Publicidade

Estado de Minas CIDADE

Sabia que é possível reciclar entulho da construção civil em BH?

A capital mineira possui duas usinas que transformam o material em brita para ser usada nas obras públicas


postado em 11/09/2017 15:13

De acordo com a SLU, em 2016, 24,5 mil toneladas de resíduos da construção civil foram transformados em 15 mil toneladas de brita(foto: Flickr/PBH/Pedro Antônio de Oliveira/Reprodução)
De acordo com a SLU, em 2016, 24,5 mil toneladas de resíduos da construção civil foram transformados em 15 mil toneladas de brita (foto: Flickr/PBH/Pedro Antônio de Oliveira/Reprodução)
Você sabia que em Belo Horizonte o entulho que poderia parar em ruas, avenidas e lotes vagos é transformado em materiais que são utilizados em obras de pavimentação, fabricação de blocos, entre outras utilidades? A iniciativa faz parte do Programa de Reciclagem de Entulho da Construção Civil da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), coordenado pela Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) e que conta com duas Estações de Reciclagem de Entulho (EREs) – a da Pampulha, inaugurada em 1996, e a da BR-040, criada em 2006. As unidades são responsáveis pela reciclagem desse tipo de resíduo proveniente de obras na capital mineira.

Segundo Fernando Muzzi, chefe da divisão de reciclagem da SLU, a atividade é positiva tanto para a sociedade quanto para o meio-ambiente, já que a utilização dos materiais recicláveis contribui para a redução do uso de recursos não renováveis. "Além disso, as ações garantem maior vida útil aos aterros, uma vez que o entulho descartado pela população é triturado e volta para a cadeia produtiva”, comenta o gestor.

Qualquer pessoa pode encaminhar os resíduos de construção às EREs, obedecendo ao limite máximo diário, por gerador, de quatro a cinco viagens, ou o equivalente a cerca de 25 m³, conforme a unidade de destinação. O serviço é gratuito.

Fernando destaca que, quanto mais limpos os materiais, melhor o aproveitamento deles. São recebidos resíduos que contenham, no máximo, 10% de rejeitos, como gesso, asfalto, amianto, madeira, plástico, papel, papelão, entre outros. "Placas grossas e colunas de concreto com muitas ferragens não são aceitas, porque dificultam o processamento em nossos britadores, mas, de forma geral, os caçambeiros já conhecem as regras e descarregam apenas o entulho mais fino", afirma o representante da SLU.

Reciclagem

Belo Horizonte iniciou em 1995 o programa de reciclagem de entulho, que incluiu a instalação das EREs. Esse material representa 26% do total de resíduos recolhidos no município e 80% da coleta de materiais recicláveis. Conforme a SLU, os resíduos de construção e demolição respondem por significativa parcela dos rejeitos gerados nos grandes centros urbanos.

Ainda de acordo com a superintendência, no ano de 2016, foram encaminhadas 24,5 mil toneladas de resíduos da construção civil para as duas usinas de reciclagem da cidade. Juntas, as estações geraram 15 mil toneladas de brita no ano passado.

(com portal da PBH)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade