Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Tire as dúvidas sobre o uso de sabonete íntimo feminino

Será que esse produto realmente ajuda na higienização da parte íntima das mulheres?


postado em 11/09/2017 12:57

Como lembra a médica, é preciso ter atenção ao rótulo do sabonete íntimo, para evitar ingredientes que possam causar alergia, como, por exemplo, essência e corante(foto: Pixabay)
Como lembra a médica, é preciso ter atenção ao rótulo do sabonete íntimo, para evitar ingredientes que possam causar alergia, como, por exemplo, essência e corante (foto: Pixabay)
Nem todas as mulheres utilizam sabonete íntimo, mas ele pode ser um aliado na hora da higienização. De qualquer modo, é preciso usá-lo de forma correta, para evitar problemas. Por ser de uso específico, esse tipo de sabinete deve ter ação suave, removendo restos de células, gorduras e sujeira da região vaginal sem atacar o manto lipídico, ou seja, a camada de proteção que permite a transpiração e, ao mesmo tempo, preserva a pele hidratada.

"Os sabonetes íntimos são válidos porque possibilitam à mulher fazer uma higiene adequada na região vaginal, sem agressões. É interessante porque a água sozinha não retira toda a sujeira nem a escamação de células. Água é simplesmente água, não tem esse poder de detergência", comenta a ginecologista Patrícia de Rossi, membro da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo. A especialista lembra que o produto pode ser usado diariamente.

Um produto com alto poder de limpeza põe em risco o manto lipídico e, consequentemente, deixa a pele vulnerável a infecções e a situações como desconforto, irritação e coceira. Por isso, a mulher deve observar algumas caraterísticas importantes dos sabonetes íntimos, como a classificação de hipoalergênico e a informação de que é dermatologicamente testado.

Caso a mulher esteja no período menstrual, a médica recomenda que o uso do sabonete líquido íntimo seja intensificado. "Sabemos que só o papel higiênico não resolve, pois, às vezes, não limpa, apenas absorve. Os sabonetes íntimos oferecem uma sensação de frescor, de limpeza. Outro aliado da mulher são os lenços umedecidos, que servem para complementar essa higiene. É uma alternativa interessante, principalmente se estiver fora de casa e não tiver como se lavar. No entanto, é preciso prestar atenção no tipo de lenço que está sendo usado. Alguns não são indicados para a região vaginal e agridem demais a pele", alerta a ginecologista.

Já em relação à menopausa, época em que a mulher tende a deixar ter a pele da vulva mais seca, Patrícia de Rossi recomenda outro produto que também pode ser usado: creme hidratante. "Não há problema nenhum, desde que passe na região que tem pele (grandes lábios). Tanto o sabonete quanto o hidratante só devem ser passados na região externa. Algumas pessoas acham que esse tipo de produto é necessário para equilibrar o pH da vagina, mas isso não tem nada a ver. A vagina elimina naturalmente as células descamadas. Eles são apenas para tirar a sujeira e a descamação nas partes externas. É importante dizer que devem ser aplicados no mesmo sentido, primeiro na parte da frente, depois de trás", completa a especialista.

A médica lembra que existem alternativas naturais aos sabonetes íntimos industrializados. "O problema das alternativas naturais é que a pessoa não vai saber se possuem as características certas. Mas, atualmente, há até versões de cosméticos veganos assim como sabonetes artesanais. Porém, é preciso tomar cuidado e saber direito qual foi a matéria-prima utilizada e todos os componentes. Quanto menos componentes, menor é a chance de causar alergia", afirma Patrícia.

A ginecologista dá algumas dicas sobre o uso do sabonete íntimo:

  • Optar por sabonete líquido, que não possa ser compartilhado

  • Utilizar sempre sabonetes íntimos e lenços umedecidos que não contenham álcool

  • Evitar produtos bactericidas

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade