Publicidade

Estado de Minas COMPORTAMENTO

Você se considera um bom vizinho?

Especialista dá dicas para quem vive em prédios e condomínios e quer manter o ambiente saudável


postado em 26/09/2017 15:55

Como recomenda a especialista, as áreas comuns dos prédios e condomínios devem ser usadas com respeito, para evitar brigas e dor de cabeça(foto: MRV/Reprodução)
Como recomenda a especialista, as áreas comuns dos prédios e condomínios devem ser usadas com respeito, para evitar brigas e dor de cabeça (foto: MRV/Reprodução)
Você já parou para pensar se é um bom vizinho? Sabe o que pode ou não fazer pelo bem-estar do condomínio? A convivência social pode até parecer um bicho de sete cabeças para algumas pessoas, mas existem algumas atitudes básicas que facilitam nosso dia a dia para manter a "boa vizinhança".

Segundo consultora comportamental Maria Inês Borges da Silveira, professora do Isae – Escola de Negócios, é uma tarefa simples e necessária a manutenção de um ambiente saudável entre os vizinhos. "Em condomínios e apartamentos vamos conviver com várias pessoas. É sempre bom manter uma convivência agradável, e isso não é difícil. Inicialmente, é fundamental termos em mente que vamos compartilhar nosso dia a dia com pessoas de todos os estilos e crenças. Respeitar isso é muito importante", comenta a especialista.

Se você mora em prédios ou condomínios, provavelmente existem normas que devem ser seguidas. A lei do silêncio, por exemplo, é importante e deve ser respeitada. Evite barulhos antes das 10h e após as 22h. É importante alertar as crianças sobre isso. "Tem bichinho de estimação? Cuidado com ele se for passear. Sempre leve um saquinho plástico para recolher sujeiras e detritos, afinal, eles são sua responsabilidade", comenta Maria Inês Silveira.

Áreas comuns do prédio, como parquinho e academia, são de uso geral dos mroadores e devem ser respeitados. Oriente também as crianças a respeitar e a dividir esses espaços. Vai dar uma festa? É importante consultar as regras que tratam de visitas, barulho e limpeza das áreas comuns. "A mesma coisa serve para mudanças. Muitas vezes, o condomínio possui regras básicas sobre o uso do elevador e sobre dia e horário em que ela pode ser realizada sem prejudicar o funcionamento geral e nem incomodar seus vizinhos", afirma a consultora.

Vale lembrar ainda que o lugar do lixo é no lixo, sempre separados e em sacos plásticos. Deixar tudo em ordem e limpo é dever de todos.

Ainda segundo Maria Inês, outro problema muito comum diz respeito ao uso da garagem. "Às vezes, por estarmos com pressa, estacionamos o carro de qualquer jeito, e isso acaba sendo um transtorno. É bom evitar. Respeitar as delimitações da vaga não atrapalha e evita mal estar", diz a especialista, que reforça para os condôminos que é preciso, sempre que possível, participar das assembleias e reuniões.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade