Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Cuidado para a gengivite não virar um problema mais grave

A inflamação das gengivas deve ser tratada rapidamente para se evitar uma periodontite


postado em 02/10/2017 11:47 / atualizado em 02/10/2017 11:48

Ao visitar o consultório do dentista, é possível diagnosticar a gengivite, inflamação que, se não tratada rapidamente, pode evoluir para um problema mais grave(foto: Pixabay)
Ao visitar o consultório do dentista, é possível diagnosticar a gengivite, inflamação que, se não tratada rapidamente, pode evoluir para um problema mais grave (foto: Pixabay)
Além da cárie, um problema relativamente comum que compromete a saúde bucal é a gengivite. Esta inflamação da gengiva é causada, geralmente, pela placa bacteriana, uma película viscosa e incolor composta por bactérias e restos de alimentos presos nos dentes. "A principal causa é a má higiene bucal e os sintomas são o inchaço, sensibilidade e sangramento da gengiva durante a escovação e a utilização de fio dental", esclarece Rosane Menezes Faria, dentista da Caixa Seguradora Odonto.

O uso de antidepressivos, antiepilépticos e algumas doenças como diabetes, epilepsia, AIDS, leucemia ou hipovitaminoses também podem levar à gengivite.

De acordo com a especialista, o diagnóstico do problema só é feito no consultório. "O dentista avalia a qualidade da higienização dos dentes, pelo acúmulo de placa e depósito de tártaro e, em seguida, verifica a situação das gengivas", esclarece Rosane Faria.

Ela lembra ainda que, se a enfermidade não for tratada da forma correta, pode evoluir e se transfromar numa periodontite. "Neste caso, a inflamação passa a atingir não apenas o tecido gengival, mas também a estrutura óssea que dá suporte aos dentes. Em estágios avançados, pode levar à perda dentária", alerta a dentista.

Se descoberta ainda na fase inicial, a doença pode regredir ao se usar uma técnica correta de escovação, que deve ser feita com movimentos circulares e sem a aplicação de força, além do uso diário de fio dental. "A escova deve ter cerdas macias e um tamanho ideal para alcançar os dentes dos fundos, em áreas de difícil acesso. Além de acertar na compra, é preciso trocar a escova a cada três meses. O fio dental também é fundamental, pois ele penetra em espaços pequenos onde a escova não consegue entrar para remover a placa", orienta a especialista.

No caso de avanço da gengivite, o tratamento para a remoção da placa bacteriana consiste na raspagem, que é feita acima e abaixo do contorno da gengiva com um instrumento específico. "Para evitar esse tipo de procedimento, é imprescindível que o indivíduo procure o dentista assim que notar algum sintoma característico do problema", comenta Rosane.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade