Publicidade

Estado de Minas BRASIL

Empresas de energia farão campanha de conscientização em novembro

Intenção, segundo a Aneel, é que a população entenda a necessidade de conservar energia e as bandeiras tarifárias


postado em 18/10/2017 10:42

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Diante do cenário de insuficiência de chuvas e baixa nos reservatórios das usinas hidrelétricas, as distribuidoras de energia de todo o país farão uma campanha publicitária para incentivar o consumo consciente por parte da população. A previsão é que as peças em rádio, televisão e internet sejam divulgadas ao longo de novembro deste ano.

A campanha atende a uma recomendação do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico e tem por objetivo, além de conscientizar sobre a necessidade de evitar desperdício, passar informações sobre as bandeiras tarifárias, sistema que permite a cobrança mensal de um adicional pelo uso de energia de termelétricas.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a campanha será coordenada pela Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica, que ficará responsável por produzir as peças que serão divulgadas em todo o país.

A campanha não acarretará custos adicionais para o consumidor. Os recursos virão do Programa de Eficiência Energética, que existe para financiar esse tipo de iniciativa. Ele funciona com uma taxa embutida nas contas de luz, correspondente a 0,5% da receita operacional líquida das companhias de energia.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), a previsão é de que o armazenamento dos reservatórios das usinas hidrelétricas fique abaixo do verificado em 2014, ano mais crítico do histórico recente. O nordeste apresenta o quadro mais preocupante, com os reservatórios operando com apenas 7,59% da capacidade. No sudeste e no centro-oeste, o nível das barragens é de 20,45% e no norte, 25,38%.

Bandeira vermelha

A previsão de escassez de chuvas fez com que o governo anunciasse, no final de setembro, que a bandeira tarifária passaria para a cor vermelha patamar 2, em outubro. Esta é a tarifa mais cara possível e implica na cobrança de taxa extra nas contas de luz de R$ 3,50 a cada 100 kWh consumidos. Em setembro, vigorou a bandeira amarela, que aplica uma taxa extra de R$ 2 para cada 100 kWh gastos na conta.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade