
Dentre as espécies que compõem a flora do local, destaque para árvores frutíferas como mangueiras, jabuticabeiras e abacateiros. Outra atração da área de preservação é o córrego do Baleares, de água limpa e transparente, e que é formado por 12 nascentes preservadas que existem dentro no parque.
Esse ambiente calmo e preservado recebe visitantes "ilustres", como pássaros e micos, que vão até a área de preservação para comer. Na opinião de Luís Carlos Vasconcelos, encarregado do parque, o espaço é um encanto para todos. "O parque tem estrutura adequada para receber todos os públicos", comenta.
O "parque Baleares" dispõe de conjuntos de mesas e bancos em concreto, playground com brinquedos infantis e equipamentos de academia, barras de alongamento e prancha para a realização de atividades físicas.
História
A implantação do parque se deu por meio do programa de revitalização de córregos e nascentes da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), que propõe a recuperação ambiental que implica em reverter a degradação de córregos não canalizados da cidade. O nome oficial do parque é em homenagem a José Lopes dos Reis, que morava em Venda Nova desde 1968 e tinha um histórico de luta em favor da comunidade. Ele batalhou pela implantação e manutenção do local como uma área de preservação ambiental e morreu em 2008.


(com portal da PBH)