'Parque Baleares' em Venda Nova é sinônimo de tranquilidade

A área de preservação contrasta com a agitação de Belo Horizonte

por Encontro Digital 05/10/2017 15:45

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Flickr/PBH/Barbara Donadoni/Reprodução
Um dos destaques do parque José Lopes dos Reis, na região de Venda Nova, em Belo Horizonte, é o límpido córrego do Baleares (foto: Flickr/PBH/Barbara Donadoni/Reprodução)
Um paraíso em meio ao agito da grande cidade e um ambiente perfeito para passeios em família, piqueniques e para quem procura tranquilidade. Assim é o parque José Lopes dos Reis, localizado na rua Albânia, na região de Venda Nova, em Belo Horizonte. Conhecido popularmente pelo antigo nome, Baleares, o parque possui cerca de 15 mil m², com mais de seis mil árvores de diferentes tipos.

Dentre as espécies que compõem a flora do local, destaque para árvores frutíferas como mangueiras, jabuticabeiras e abacateiros. Outra atração da área de preservação é o córrego do Baleares, de água limpa e transparente, e que é formado por 12 nascentes preservadas que existem dentro no parque.

Esse ambiente calmo e preservado recebe visitantes "ilustres", como pássaros e micos, que vão até a área de preservação para comer. Na opinião de Luís Carlos Vasconcelos, encarregado do parque, o espaço é um encanto para todos. "O parque tem estrutura adequada para receber todos os públicos", comenta.

O "parque Baleares" dispõe de conjuntos de mesas e bancos em concreto, playground com brinquedos infantis e equipamentos de academia, barras de alongamento e prancha para a realização de atividades físicas.

História

A implantação do parque se deu por meio do programa de revitalização de córregos e nascentes da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), que propõe a recuperação ambiental que implica em reverter a degradação de córregos não canalizados da cidade. O nome oficial do parque é em homenagem a José Lopes dos Reis, que morava em Venda Nova desde 1968 e tinha um histórico de luta em favor da comunidade. Ele batalhou pela implantação e manutenção do local como uma área de preservação ambiental e morreu em 2008.
Flickr/PBH/Barbara Donadoni/Reprodução
(foto: Flickr/PBH/Barbara Donadoni/Reprodução)
Flickr/PBH/Barbara Donadoni/Reprodução
(foto: Flickr/PBH/Barbara Donadoni/Reprodução)

(com portal da PBH)

Últimas notícias

Comentários