
Essa capacidade de estalar os dedos está associada à hipermobilidade, característica identificada em algumas pessoas. O médico explica que esse fator permite movimentos maiores das articulações, não só dos dedos. "Algumas pessoas têm uma maior flacidez ligamentar, o que possibilita estalar as articulações de todo o corpo, inclusive das mãos e coluna. Isso não é uma doença e, portanto, não causa problemas", assegura o especialista.
O incômodo e angustiante barulho é consequência da disposição das juntas (junção entre dois ou mais ossos). De acordo com o ortopedista, quem apresenta maior mobilidade possui uma diferença nas articulações, que, com o movimento, provoca o som.
Apesar desse hábito não ser prejudicial, a hipermobilidade é um fator que antecipa o desgaste das articulações, provocando previamente a artrose. Agnaldo Oliveira esclarece que o acompanhamento médico é essencial para garantir uma qualidade de vida melhor.
Quando o costume passa a ser acompanhado de dor, é sinal de que algo errado está acontecendo. "Caso haja dor, é preciso procurar um médico, pois pode ser um processo de desgaste. Nos joelhos, por exemplo, é possível detectar um pedaço de cartilagem solta ou uma complicação de menisco", comenta o ortopedista.