
Justamente por ser um dispositivo extremamente importante, é necessário que o airbag esteja sempre em condições ideais de uso, para que seja acionado de maneira correta em caso de colisão. Sendo assim, os proprietários de veículos devem estar atentos a alguns sinais que podem indicar um possível problema no sistema de proteção dos ocupantes.
De acordo com Leandro Mendes, chefe da oficina da concessionária Saitama, da Honda, de Belo Horizonte, um dos indicativos mais claros de problema em algum dos airbags é a luz correspondente a este item e que fica localizada no painel do carro. "Esta luz acende sempre que o veículo é ligado, e deve apagar após alguns segundos. Se isto não ocorrer, ou se a luz acender com o veículo em movimento, há um problema nos airbags", explica o especialista.
Substituição
O chefe da oficina da Saitama lembra que é essencial que os airbags sejam trocados caso tenham sido acionados após um acidente ou colisão. "Se o airbag for inflado, é necessário substituir todo o sistema, composto pela almofada de ar, pelos sensores de impacto e pela unidade de controle. Por segurança, não é recomendada a reutilização de nenhum destes itens", alerta Leandro Mendes.
Validade
A maioria dos veículos populares possuem apenas os airbags frontais, posicionados no painel. Porém, modelos mais avançados podem trazer outras áreas protegidas, como o Honda Civic EXL, que é composto por seis airbags (frontais, laterais e de cortina). Mas, nem todos sabem que esse item essencial de segurança tem validade média de 10 anos.
Vale dizer que a longevidade do airbag varia de acordo com cada fabricante e está especificada no manual do proprietário. Alcançado esse período, é necessário fazer a checagem do sistema em uma concessionaria autorizada da marca.