Publicidade

Estado de Minas ECONOMIA

Agora, cheques de qualquer valor serão compensados em apenas um dia

A mudança faz parte de uma nova regra estabelecida pelo Banco Central


postado em 27/11/2017 15:58 / atualizado em 27/11/2017 16:17

A partir de agora, cheques de qualquer valor passarão a ser compensados em apenas um dia útil, inclusive os que têm valor abaixo de R$ 300 – tinham prazo de dois dias úteis. A mudança está prevista na Circular 3.859, divulgada nesta segunda, dia 27 de novembro, pelo Banco Central (BC), que altera a sistemática de compensação de cheques.

Os bancos e a Centralizadora da Compensação de Cheques (Compe) terão 180 dias para se adequar ao novo sistema.

Segundo o BC, com a redução da quantidade de cheques em circulação e o aumento da capacidade tecnológica para o seu processamento, a existência de mais de uma faixa de valores para compensação deixou de se necessária. Entre março de 2005 e outubro de 2017, o número de cheques processados mensalmente pela Compe caiu de 170 milhões para 42 milhões.

"A unificação da compensação, atualmente segregada por faixas de valores, permitirá ganho de eficiência e redução de custos, operacionais e financeiros, para todo o sistema. As alterações seguem o esforço do BC de aprimorar os vários instrumentos de pagamentos, tornando-os mais seguros e eficientes para o usuário", informa o banco em nota à imprensa.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade