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Estado de Minas SAúDE

ANS suspende 31 planos de saúde por mau atendimento

Os planos são oferecidos por 10 operadoras de todo o país


postado em 30/11/2017 15:33 / atualizado em 30/11/2017 15:41

A partir do dia 8 de dezembro, 31 planos de saúde de 10 operadoras terão a comercialização suspensa pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), devido a reclamações recebidas no terceiro trimestre de 2017 relativas à cobertura assistencial, como negativas e demora no atendimento. A medida afeta 167,7 mil beneficiários dos planos suspensos, mas, conforme a ANS, eles terão a continuidade da assistência em outras empresas. A lista de planos com comercialização suspensa pode ser acessada no site da agência.

A ANS recebeu 15.912 reclamações de natureza assistencial entre o dia 1º de julho e 30 de setembro e considerou 14.138 queixas para análise. No período, 92% das reclamações foram resolvidas pela mediação feita pela agência via Notificação de Intermediação Preliminar, que busca uma solução mais rápida do problema. Os casos não resolvidos viram processos contra as operadoras e também são contabilizados para a suspensão da comercialização.

A suspensão está prevista pelo Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento, com o objetivo de garantir atendimento de qualidade aos beneficiários. A ANS monitora as reclamações feitas pelos usuários e a cada três meses identifica as operadoras e planos com maior número de reclamações assistenciais, levando em conta também o número de beneficiários e a segmentação assistencial. Após suspensos, os planos afetados só podem voltar a ser comercializados para novos clientes se comprovarem a melhoria no atendimento.

Transparência

As informações sobre o programa de monitoramento por operadora são públicas. O consumidor pode conferir o histórico das empresas antes da compra e saber se ela teve planos suspensos ou reativados. Além disso, é disponibilizado um panorama geral com a classificação de todas as operadoras.

Quem busca informações sobre planos ou precisa entrar em contato com a ANS pode acessar os canais de atendimento da agência na internet ou ligar para o telefone 0800-7019656.

(com Agência Brasil)

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