Publicidade

Estado de Minas ASTRONOMIA

Descoberto planeta parecido com a Terra, em termos de tamanho e temperatura

O Ross 128 b orbita uma estrela anã vermelha e está a 'apenas' 11 anos-luz da gente


postado em 16/11/2017 11:53 / atualizado em 16/11/2017 11:59

Apesar de estar perto de sua estrela, o Ross 128 b recebe quase tanta radiação quanto a Terra, o que o torna passível de hospedar vida(foto: ESO/M. Kornmesser/Divulgação)
Apesar de estar perto de sua estrela, o Ross 128 b recebe quase tanta radiação quanto a Terra, o que o torna passível de hospedar vida (foto: ESO/M. Kornmesser/Divulgação)
O universo não para de nos surpreender. Desta vez, uma equipe internacional de astrônomos fez a descoberta de um exoplaneta que tem o tamanho e a temperatura parecidos com a Terra e está situado a apenas 11 anos-luz do nosso Sistema Solar. A informação foi divulgada na quarta-feira, dia 15 de novembro, pelo Observatório Europeu do Sul (ESO), segundo a agência espanhola de notícias EFE.

O planeta, intitulado Ross 128 b, orbita uma estrela anã vermelha inativa e é o mais próximo da Terra, até hoje, a reunir condições necessárias para abrigar vida.  O estudo foi publicado na revista científica Astronomy & Astrophysics.

Para a descoberta, foi utilizado o sistema Harps (High Accuracy Radial Velocity Planet Searcher, ou busca de alta precisão por velocidade radial) da ESO, instalado no observatório La Silla, no Chile.

Segundo os astrônomos, o exoplaneta, que tem massa reduzida, orbita a estrela anã vermelha Ross 128 a cada 9,9 dias – a distância entre eles é 20 vezes menor que a existente entre a Terra e o Sol – e a esperança é que tenha temperatura superficial similar à da Terra. Apesar das anãs vermelhas serem mais "frias" e frágeis, ocasionalmente emitindo radiação ultravioleta letal e raios-X, a Ross 128 se mostra uma estrela "tranquila", tornando os planetas que a orbitam passíveis de serem habitados, informa o ESO.

Curiosamente, mesmo estando a 11 anos-luz de nosso Sistema Solar, o novo planeta se move em direção à Terra e, conforme os cientistas, deve se tornar nosso "vizinho" em "apenas" 79 mil anos – o que corresponde a um "piscar de olhos" em termos cósmicos.

Apesar de estar bem próxima da estrela anã vermelha, a estimativa é que o Ross 128 b receba apenas 1,38 vezes mais radiação que a Terra e, com isso, sua temperatura pode ficar entre -60º e 20º C – isso, graças à natureza 'fria' de seu sol.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade