
A doença que tirou a vida de Ricardo é caracterizada por uma infecção bacteriana, que pode ser consequência de cáries não tratadas, falta de manutenção de restaurações antigas ou lesões nos dentes. Os primeiros sintomas do abscesso são: mau hálito, febre e mal-estar, podendo também haver inchaço no pescoço e dor no maxilar. Apesar do risco de consequências graves, como paralisias e até óbito, a prevenção é muito simples. Basta manter bons hábitos de higiene e cuidados com a saúde bucal.
"É importante escovar os dentes ao menos três vezes ao dia, fazer uma manutenção no dentista com limpeza e flúor com frequência e radiografias periódicas a cada quatro ou seis meses, dependendo da necessidade de cada paciente", explica o dentista Guilherme Rocha, da Clínica Royal Odontologia, de SP.
O caso da Renata Banhara também tem a ver com abscesso dentário. Após um dente infeccionado não receber o tratamento adequado, seis anos depois a modelo sofreu com a infecção, que se alastrou pelo maxilar. Ela precisou remover parte do osso da mandíbula, comprometendo os movimentos faciais.
Esses exemplos mostram porque é fundamental procurar profissionais qualificados e bem preparados para tratar qualquer problema odontológico.