Publicidade

Estado de Minas CIDADE

Moradores ajudam a manter nascente da Vila Acaba Mundo, em Belo Horizonte

A nascente faz parte da sub-bacia do rio Arrudas e é uma das 102 que existem na região centro-sul da cidade


postado em 06/11/2017 15:55

A nascente de água da Vila Acaba Mundo, que fica na região centro-sul de Belo Horizonte, é preservada com o apoio da comunidade(foto: Flickr/PBH/Leo Faria/Reprodução)
A nascente de água da Vila Acaba Mundo, que fica na região centro-sul de Belo Horizonte, é preservada com o apoio da comunidade (foto: Flickr/PBH/Leo Faria/Reprodução)
Das mil nascentes cadastradas no estudo feito pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da secretaria municipal de Meio Ambiente, 102 se encontram na região centro-sul da capital mineira. Uma delas está na Vila Acaba Mundo, entre os bairros Comiteco, Sion, Mangabeiras e Anchieta.

Com uma população superior a duas mil pessoas, a comunidade, com área de 33,3 mil m², é uma das comunidades mais antigas da cidade, surgida por volta dos anos 1940 com as atividades de uma mineradora.

A nascente que existe ba vila, e que faz parte da sub-bacia do rio Arrudas, é preservada pela comunidade, com apoio da PBH e de outras entidades. A conscientização dos moradores sobre a importância da preservação do meio ambiente é feita pela Equipe de Saúde da Família, do Centro de Saúde Nossa Senhora de Fátima. O time é composto por um médico generalista, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem e quatro agentes comunitários de saúde.

Há cinco anos, a equipe possui um espaço físico para atendimento médico e atividades em grupos – chamados de grupos operativos. A ideia é que sejam feitas melhorias e requalificação dos espaços para que a população possa desfrutar, conhecer e cuidar da nascente.

"É necessário fazer uma reflexão sobre o que tem a ver saúde e meio-ambiente. Às vezes, o homem não consegue demonstrar com o meio-ambiente a capacidade evolutiva que ele vem adquirindo. Este é o ponto principal da nossa reflexão: estamos em total ligação. Todos com todos e com o meio-ambiente", afirma João Márcio de Faria, médico da Equipe da Saúde da Família que atua no local.

As ações de conscientização feitas pela equipe são bem assimiladas pelos moradores, que nutrem pela nascente um sentimento de carinho e proteção que é como um valor passado de geração a geração. "Eles viveram a vida inteira aqui tomando dessa água. Esta nascente vem sendo preservada há muito tempo. Quem usa, cuida", afirma o eletricista Laerte Gonçalves Pereira, de 50 anos, morador e presidente da Associação dos Moradores da Vila Acaba Mundo.

(com assessoria de imprensa da PBH)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade