Publicidade

Estado de Minas CIDADE

Sabia que a região da Praça Sete, em Belo Horizonte, é limpa quatro vezes por dia?

Segundo a prefeitura, são retiradas três toneladas de lixo do centro da capital


postado em 16/11/2017 16:05 / atualizado em 16/11/2017 16:20

Você sabia que a região do entorno da Praça Sete, no centro de Belo Horizonte, precisa ser limpa quatro vezes por dia?(foto: Flickr/PBH/Ana Clara Nunes/Reprodução)
Você sabia que a região do entorno da Praça Sete, no centro de Belo Horizonte, precisa ser limpa quatro vezes por dia? (foto: Flickr/PBH/Ana Clara Nunes/Reprodução)
Palco de manifestações artísticas, culturais e políticas, ponto de encontro, de parada ou caminho para quem está de passagem, a praça Sete de Setembro, mais conhecida como Praça Sete, é um dos principais marcos de Belo Horizonte. Por isso, recebe uma atenção especial das equipes de limpeza urbana da cidade. Todos os dias, circulam por ali cerca de 400 mil pessoas, que acabam deixando para trás quase três toneladas de resíduos, segundo a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).

Denilson Pereira de Freitas, gerente de Limpeza Urbana da regional centro-sul, conhece bem a rotina dos garis que executam diariamente quatro varrições naquela área. "O quarteirão fechado da praça é limpo pela manhã, próximo ao horário de almoço, à tarde e à noite. O tempo entre uma ação e outra é curto; mesmo assim, as turmas da limpeza encontram muito lixo jogado no chão", comenta Denilson.

O gerente lembra que, muitas vezes, boa parte das 60 lixeiras, instaladas no entorno do Pirulito e dos quarteirões fechados da Praça Sete, permanece vazia, enquanto é possível avistar sacos plásticos, papéis e outros resíduos leves sendo levados pelo vento e invadindo a avenida Afonso Pena. "Esse lixo todo acaba indo parar nas bocas de lobo, que são desobstruídas a cada 15 dias".

Outra limpeza costante no cartão-postal do centro de BH diz respeito às pichações. A remoção do vandalismo é feita mensalmente nos quatro quarteirões e no Pirulito, sempre que necessário, de acordo com Denilson Freitas. Também são limpos os bancos, telefones públicos, abrigos de ônibus, fachadas da pista de skate e monumentos tombados pelo patrimônio histórico. Já a lavação das ruas dos quatro quarteirões da Praça Sete ocorre, pelo menos, duas vezes por semana. A limpeza de postes é realizada semanalmente com a retirada de papéis de propaganda irregular.

Além de toda essa limpeza, vale a pena lembrar que a coleta de lixo domiciliar na região central ocorre de segunda a sábado, a partir das 20h. Por isso, os resíduos, devidamente acondicionados, só deverão ser expostos na calçada a partir das 19h. "Quanto menos tempo o lixo permanecer exposto para o recolhimento, menores as chances de ele se espalhar, causando transtornos à população", afirma o gerente da PBH.

(com portal da PBH)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade