Publicidade

Estado de Minas COMPORTAMENTO

Será que a bebida alcoólica pode provocar uma determinada sensação?

Estudo feito no Reino Unido associa a ingestão de diferentes bebidas a sensações específicas


postado em 23/11/2017 10:33 / atualizado em 23/11/2017 11:03

(foto: Pexels)
(foto: Pexels)
Você é daquelas pessoas que acham que a timidez é "curada" quando se ingere alguma bebida alcoólica? Esse pensamento errôneo não só atrapalha o convívio social como ajuda a engrossar as estatísticas de problemas causados pelo álcool, incluindo as 3,3 milhões de mortes anuais no mundo. O abuso da substância, seja por usuários esporádicos ou dependentes químicos, faz com que médicos e pesquisadores tentem entender o que as pessoas estão buscando em copos, taças e garrafas. Isso faz parte de uma pesquisa da Global Drug Survey, que ouviu mais de 29 mil pessoas, com idade entre 18 e 34 anos, moradoras de 21 países. Por meio de um questionário on-line, homens e mulheres de todas as classes sociais foram convidados a dizer quais emoções acreditam ter com cada tipo de bebida – vinho branco, vinho tinto, destilados e cerveja.

Para participar, os voluntários tinham de ter tomado todas essas variedades nos 12 meses anteriores. Os pesquisadores da Agência Nacional de Saúde do País de Gales e do King's College de Londres, na Inglaterra, pediram que cada participante associasse as bebidas a emoções positivas (mais energia, confiança, apelo sexual ou relaxamento) e negativas (cansaço, agressividade, inquietude e vontade de chorar). Um mesmo drinque poderia ser encaixado nas duas categorias pelo mesmo usuário. Por exemplo, o participante poderia dizer que tomar vodca faz alguém parecer mais sensual e, ao mesmo tempo, ficar mais agressivo.

Os resultados mostraram que as emoções atribuídas às bebidas estão de acordo com os rótulos socialmente associados a elas. Por exemplo, assim como nas propagandas de uísque, vodca e as bebidas que misturam vodca e limão (chamadas de ice), que geralmente retratam pessoas sofisticadas em casas noturnas, 59% dos voluntários disseram que esses destilados despertam sensação de energia e confiança. Mais de quatro em cada 10 participantes também acreditam que elas deixam as pessoas mais atraentes sexualmente. O vinho, cultuado como bebida elegante e ideal para relaxar, foi encaixado justamente neste perfil (veja quadro abaixo).

Como se trata de um estudo observacional, ou seja, não investiga causa e efeito, os autores ressaltam que não é possível afirmar categoricamente que os consumidores são induzidos pela imagem criada pela indústria ao associar determinadas bebidas a certas emoções. Mas, no artigo, publicado na edição on-line da revista científica British Medical Journal, eles destacam que a análise dos dados sugere que "indivíduos estão, em alguma extensão, consumindo bebidas em diferentes configurações baseados nas emoções que eles percebem estarem associadas com tipos particulares de álcool".

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade