Publicidade

Estado de Minas CIDADE

Telhados verdes ajudam a minimizar os problemas causados pelas edificações em Belo Horizonte

Além de embelezar a cidade, as vegetações nos telhados contribuem para a melhoria do clima e para o bem-estar da fauna


postado em 14/11/2017 10:30 / atualizado em 14/11/2017 10:36

Os telhados verdes, além de alegrarem os olhos, contribuem para melhorar o clima de Belo Horizonte, diminuindo os efeitos das ilhas de calor. A vegetação também serve de atrativo para a fauna local(foto: Flickr/PBH/SMMS/Reprodução)
Os telhados verdes, além de alegrarem os olhos, contribuem para melhorar o clima de Belo Horizonte, diminuindo os efeitos das ilhas de calor. A vegetação também serve de atrativo para a fauna local (foto: Flickr/PBH/SMMS/Reprodução)
Quem as grandes cidades são verdadeiras "selvas de pedra", isso ninguém duvida. Mas, algumas iniciativas ajudam a reduzir a área "concretada" de municípios como Belo Horizonte. É o caso do topo do prédio da Unimed, no bairro Santa Efigênia, região leste da capital mineira. Nele existe uma área verde de 599 m². O empreendimento conta ainda com sistema de aproveitamento de água pluvial e de rebaixamento do lençol freático. Também é possível encontrar o chamado telhado evrde na avenida Augusto de Lima, no Barro Preto. O edifício Santa Juliana conta com 300 m² de área verde no 14º andar.

Transformar a área impermeabilizada em vegetação ou jardim é uma forma que a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) encontrou para minimizar os impactos ambientais da cidade. Por meio da secretaria municipal de Meio Ambiente, a PBH tem aprovado a inserção de "telhados verdes" nos edifícios que se licenciam no munícipio. São jardins sobre lajes implantados no último andar ou em áreas comuns dos prédios. A cidade já possui 26 telhados verdes instalados.

Com uma vegetação mais expressiva, utilizando espécies nativas da flora brasileira e espécies arbóreas de médio porte, os telhados verdes favorecem a redução do escoamento superficial e aumentam a evapotranspiração. Além de minimizar a ocorrência de cheias e inundação.

"Belo Horizonte é uma cidade muito adensada, por isso acredito que tenhamos que buscar alternativas e saídas para melhorar a qualidade do ar e impermeabilização de águas da chuva. A opção do telhado verde ficou sensacional. É muito agradável, nem parece que estamos em pleno centro de Belo Horizonte”, afirma Bernardo Santos, engenheiro do edifício Santa Juliana, no Barro Preto.

Ele conta ainda que, ao redor do prédio, já é possível ver outros telhados verdes, uma espécie de jardineira flutuante e que o local virou um ponto de encontro para as aves. "Nosso telhado é muito agradável, tem um banco para sentar, as pessoas podem ter como uma área de descanso ou lazer. O local virou um ponto de encontros para bichos também. Já vimos espécies raras por aqui. Outro dia, um tucano apareceu, é difícil de pensar isso no centro de BH, mas é verdade", comenta o engenheiro.

Para Mário Werneck, secretário municipal de Meio Ambiente, a instalação de telhados Verdes em BH não substitui as áreas de vegetação natural, mas minimizam os impactos da urbanização da cidade. "Os telhados verdes não são propostas para substituir as necessárias áreas vegetadas sobre terreno natural, que além de possibilitar vegetação de porte mais significativo, ainda favorecem infiltração de águas pluviais. Os telhados verdes, como estabelecidos no licenciamento ambiental, visam à mitigação do impacto ambiental", diz o secretário.
(foto: Flickr/PBH/SMMS/Reprodução)
(foto: Flickr/PBH/SMMS/Reprodução)

Conheça os benefícios dos telhados verdes:

  • Diminui a poluição e melhora a qualidade do ar das cidades

  • Ajuda a combater o efeito das chamadas ilhas de calor (concreto refletindo a radiação solar)

  • Retenção da água das chuvas e minimização do escoamento superficial

  • Diminui a possibilidade de enchentes

  • Reduz o consumo de energia e melhora a eficiência energética devido à redução da temperatura no ambiente interno, diminuindo a necessidade de refrigeração

  • Aumento da biodiversidade, atraindo pássaros, borboletas e outros animais para a área

  • Embeleza a edificação e a cidade

(com portal da PBH)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade