Publicidade

Estado de Minas CIDADE

Casa do Baile, que faz parte do Conjunto Moderno da Pampulha, será requalificada

Prefeitura de Belo Horizonte fará as obras de restauração e manutenção antes do Natal


postado em 15/12/2017 10:27 / atualizado em 15/12/2017 10:38

(foto: Nathalia Turcheti/PBH/Divulgação)
(foto: Nathalia Turcheti/PBH/Divulgação)
Ainda em dezembro deste ano, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da secretaria municipal de Cultura, vai dar início às obras de requalificação da Casa do Baile. Segundo a PBH, isso faz parte da readequação do Conjunto Moderno da Pampulha, que foi reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade, pela Unesco, em 2017.

Como parte das obras de restauração e manutenção, a guarita localizada ao lado da ponte que dá acesso à Casa do Baile será demolida e o gramado no local replantado. Conforme a PBH, a obra visa garantir a visibilidade da edificação, bem como sua integridade e autenticidade, prevendo a restauração da entrada original mediante pesquisa histórica e arquitetônica.

Prevista no Plano de Intervenção do Conjunto Moderno da Pampulha, a intenção é que a Casa do Baile seja contemplada de forma mais livre, sem impedimentos visuais, valorizando as suas formas únicas, projetadas pelo renomado arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer. "Este plano tem como objetivo garantir a fruição do conjunto, e em particular, no caso da Casa do Baile, esta ação também impacta na manutenção de sua integridade e autenticidade", afirma Janaína França, gerente do Conjunto Moderno da Pampulha.

Fechamento

A prefeitura da capital informa ainda que, por motivo de segurança, a Casa do Baile será fechada à visitação por cerca de cinco dias. A previsão é de que o espaço modernista permaneça fechado entre os dias 18 e 22 de dezembro.

(com portal da PBH)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade