Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Nunca deixe de tomar o café da manhã

A primeira refeição ajuda a evitar as 'beliscadas' durante o dia


postado em 05/12/2017 14:38 / atualizado em 05/12/2017 15:04

Segundo a especialista, o café da manhã ajuda a manter a saciedade e evita as famosas
Segundo a especialista, o café da manhã ajuda a manter a saciedade e evita as famosas "beliscadas" durante o dia (foto: Pexels)
Seja por causa da correria do dia a dia, seja por preguiça, muitas pessoas acabam deixando de fazer o café da manhã. Porém, esse hpabito não faz bem. De acordo com a nutricionista Silvia Ribeiro Messalem, do hospital Edmundo Vasconcelos, de São Paulo, a primeira refeição é sempre a base para um dia equilibrado e não deve ser ignorada.

A falta de equilíbrio na dieta provoca uma mania muito comum: as famosas "beliscadas" entre as refeições. "Quem, habitualmente, toma um café da manhã equilibrado, tende a passar o dia com maior saciedade e, portanto, evita pequenas compulsões", explica a especialista.

Os benefícios do café da manhã vão além de impedir as "beliscadas" diárias. Até mesmo o consumo de doces e guloseimas pode ser evitado com a inserção dessa refeição na rotina. A nutricionista salienta ainda que o equilíbrio em todas as refeições do dia possibilita um autocontrole em relação ao que se tem vontade de comer – evitando a compulsão por doces, por exemplo.

Ainda segundo Silvia Messalem, a velha desculpa da falta de fome logo quando acorda deve ser excluída do vocabulário. "O organismo se adapta rapidamente a novos hábitos. Pessoas que não têm o costume de se alimentar pela manhã devem insistir no início, mesmo sem fome. Aos poucos, isso vai se tornar algo natural e comum", comenta a especialista.

A dica para um bom café da manhã, conforme a nutricionista, é preparar uma refeição com macronutrientes em quantidades adequadas, como carboidratos, proteínas e gorduras. Mas, como lembra Messalem, é fundamental evitar, de modo geral, alimentos muito açucarados e excessivamente gordurosos, como as frituras.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade