Publicidade

Estado de Minas COMPORTAMENTO

Saiba como ajudar a criança a se adaptar à nova escola

Especialista dá dicas para que os pequenos não sofram com a adaptação


postado em 30/01/2018 15:50 / atualizado em 30/01/2018 16:02

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Quando os pais precisam mudar de endereço, especialmente em virtude da transferência de emprego, até que os filhos se adaptem à linha pedagógica da nova escola, o momento é sempre delicado e repleto de incertezas e medos. Afinal de contas, na aula, as crianças passam quase tanto tempo quanto em casa. Como ajudar os pequenos a viverem essa realidade da forma mais tranquila possível?

"É importante informar a criança sobre a mudança de escola de forma clara e sincera. Dependendo da situação ou da idade do pequeno, não é necessário contar detalhes do motivo que levou a essa decisão, mas é preciso esclarecer a situação para que ele possa entender e ficar seguro com a novidade", explica a pedagoga Fernanda Veiga, o site Leiturinha.

Além disso, é importante que os pais deixem claro para os filhos que a mudança não significa a perda de amigos e conhecidos, mas sim, a oportunidade de fazer novas amizades. Sempre mostrar o lado positivo pode ajudar nessa transição, além de tranquilizar a criança para a nova etapa da vida. "Leve a criança para conhecer a escola onde ela irá estudar, mesmo antes do início do ano letivo. Visite a sala de aula, banheiro, pátio, refeitório e, se possível, o apresente para os novos professores. Assim, o pequeno já se familiariza com o lugar e fica mais tranquilo e seguro, o que o deixará menos ansioso no primeiro dia de aula", recomenda a especialista.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade