Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

AVC sempre deixa sequelas?

Especialista esclarece alguns mitos e verdades sobre o Acidente Vascular Cerebral


postado em 13/02/2018 09:25 / atualizado em 13/02/2018 09:46

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Um problema sério de saúde, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) afeta cerca de 400 mil brasileiros todos os anos, e está na lista das principais causas de morte no país. Mesmo com números tão alarmantes, muitos mitos cercam a doença: é possível preveni-la? Há tratamento? Todo paciente sofrerá com sequelas?

Para esclarecer alguns mitos e verdades sobre essa doença grave, conversamos com o neurologista João José Carvalho, do Hospital Geral de Fortaleza (CE):

Existe mais de um tipo de AVC
Verdade. O médico alerta que o AVC pode ser isquêmico ou hemorrágico. "Responsável por cerca de 80% dos casos, a forma isquêmica se caracteriza pela obstrução de um vaso sanguíneo no cérebro, bloqueando a passagem de sangue para os neurônios", esclarece o neurologista. Nesse tipo de AVC, a estimativa é que um paciente não tratado perde, aproximadamente, 1,9 milhão de neurônios a cada minuto. "Já os outros 20% são referentes à forma hemorrágica, em que um vaso sanguíneo se rompe no cérebro, ocasionando sangramento e aumento da pressão dentro do crânio".

AVC acomete apenas pessoas idosas
Mito. João Carvalho afirma que, apesar do envelhecimento ser um fator de risco para o AVC, já que, após os 50 anos, o percentual de casos dobra a cada década de vida, o "problema pode acontecer em qualquer pessoa e em qualquer idade". Segundo dados do Ministério da Saúde, por exemplo, entre 2014 e abril de 2017, foram registradas cerca de 27 mil internações no SUS em decorrência da doença em jovens de 15 a 39 anos. "Estima-se que 90% dos casos de AVC possam ser evitados. Por isso, é importante prestar atenção aos outros fatores de risco, como hipertensão arterial, colesterol elevado, uso abusivo de bebidas alcoólicas, diabetes, estresse crônico e arritmias cardíacas, tal como a fibrilação atrial", afirma o neurologista.

Na maioria dos casos, os sintomas do AVC são os mesmos
Verdade. O médico explica que o AVC se manifesta por um ou mais dos seguintes sintomas: perda de força ou sensibilidade de um dos lados do corpo; dificuldade para compreender o que se fala ou falar; perda visual súbita (sobretudo de um dos olhos); tontura ou vertigem súbitas; ou uma dor de cabeça súbita, intensa e sem causa conhecida. "Diante de alguém que apresenta um ou mais desses sintomas, é fundamental agir rápido, ligar para o Samu [192], que irá encaminhar o paciente para o hospital capacitado para o tratamento de AVC mais próximo", orienta o especialista.

Todo AVC deixará sequelas no paciente
Mito. O Acidente Vascular Cerebral figura como a principal causa de incapacidade global, entretanto, nem todos os casos deixam sequelas no paciente. "O AVC é uma doença tempo-dependente, por isso, o atendimento rápido ao paciente é fundamental para evitar danos permanentes ao tecido cerebral e, consequentemente, as sequelas", salienta João Carvalho. Isso porque há tratamento para o AVC. De acordo com o especialista, para o tipo isquêmico, o mais comum, existe a medicação trombolítica, que atua desobstruindo o vaso sanguíneo entupido e restaurando o fluxo de sangue com oxigênio e nutrientes para os neurônios, podendo ser aplicada em ambiente hospitalar por equipe multidisciplinar treinada em até 4h30 após o início dos sintomas. Já para o AVC hemorrágico, o tratamento inclui medicamentos e até procedimentos cirúrgicos, a depender do tamanho e localização da lesão.

Nem todo hospital está capacitado para tratar pacientes que sofreram um AVC
Verdade. "Infelizmente, nem todos os hospitais estão preparados para receber e tratar pacientes com a doença. A falta de equipe multidisciplinar treinada, composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos etc., de exames de imagem, como a tomografia computadorizada, além da falta de medicação trombolítica, são obstáculos para o tratamento apropriado dos casos isquêmicos", comenta o neurologista.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade