Publicidade

Estado de Minas CIDADE

Descubra qual é a maior região de Belo Horizonte

Barreiro? Venda Nova? Centro-sul? PBH faz levantamento de dados geográfico das regionais


postado em 14/03/2018 10:18 / atualizado em 14/03/2018 13:14

Levantamento feito pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) mostra dados curiosos das regionais da cidade, incluindo a que tem maior extensão territorial e mais bairros(foto: João Paulo Martins/Encontro)
Levantamento feito pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) mostra dados curiosos das regionais da cidade, incluindo a que tem maior extensão territorial e mais bairros (foto: João Paulo Martins/Encontro)
Talvez você não saiba, mas Belo Horizonte é dividida em nove regionais. Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), a separação tem como objetivo atender as necessidades de cada localidade e definir programas e ações específicas em diversas áreas, como saúde, esporte, lazer e educação. Mas, qual é a maior regional? Um levantamento feito pela Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel) responde essa pergunta e apresenta alguns dados curiosos.

Para realizar o estudo, a Prodabel levou em consideração a base de dados da PBH. Foram analisados o número de bairros de cada regional e a extensão territorial. Nos dois quesitos, o Barreiro aparece na primeira colocação do ranking. Ao todo, a capital tem 332 km² e possui 487 bairros.

Em relação ao número de bairros, a regional Barreiro conta com 72. Na sequência aparecem as regionais nordeste e oeste, com 63 cada; a Pampulha tem 57 bairros; a noroeste, 47; a norte, 43; a centro-sul e leste contam com 41 cada; e fechando a lista, está a região de Venda Nova, com 36 bairros.

Um dado curioso, porém, chama a atenção: Belo Horizonte possui 24 bairros que estão em mais de uma regional. Destes, cinco se encontram no limite entre as regionais leste e centro-sul e outros quatro entre a Pampulha e Venda Nova.

Área

Levando em consideração a área de cada regional, a Barreiro é a maior da capital mineira, com 53,6 km²; a Pampulha é a segunda colocada, com 51,21 km² e a nordeste fica em terceiro, com 39,46 km². Completam a lista, as regionais oeste (36,06 km²); norte (32,67 km²); centro-sul (31,85 km²); noroeste (30,17 km²); Venda Nova (29,27 km²) e leste (27,98 km²).

(com portal da PBH)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade