Estado de Minas TECNOLOGIA

Governo lança programa para levar internet banda larga a locais remotos do Brasil

Os municípios poderão contar com a conexão via satélite


postado em 13/03/2018 14:17 / atualizado em 13/03/2018 14:26

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
O presidente Michel Temer lançou na segunda, dia 12 de março, o programa Internet Para Todos, que pretende levar acesso à conexão banda larga para locais remotos do país, que não possuem conectividade. O evento foi realizado em Brasília.

Em seu discurdo, Temer destaca que está cumprindo "com sua palavra" ao efetivar o programa e dar apoio às prefeituras por meio da renegociação das dívidas e do auxílio financeiro prometido no ano passado. "Eu acho que nós estamos colocando o Brasil no mundo moderno, trazendo a modernidade para o país […] Desde 2005 já se falava desse tema de levar a banda larga para todos os municípios e escolas públicas. Hoje, nós podemos comemorar algo que diz respeito aos países mais avançados do mundo, nós estamos levando banda larga para todos os municípios brasileiros", comenta o presidente.

Compareceram na cerimônia 2.471 prefeitos e prefeitas para assinar o termo de adesão ao programa que oferecerá conexão à internet com preço reduzido. Segundo o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), até segunda (12), quase metade dos municípios brasileiros (2.766) concluíram o cadastro na plataforma e foram consideradas aptos para formalizar a adesão ao programa.

Após a assinatura da adesão, a previsão é de que os primeiros municípios beneficiados recebam a partir de maio as antenas que permitirão a conexão. O ministério espera que sejam instaladas 200 antenas por dia. A conexão será viabilizada pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégias (SGDC), em órbita desde maio do ano passado e que recebeu, desde então, R$ 3 bilhões em investimentos.

O ministro do MCTIC, Gilberto Kassab, explicou que a conexão do satélite também atenderá os ministérios da Defesa, da Educação e da Saúde, que firmaram parceria com a pasta de tecnologia para monitorar o tráfico nas fronteiras brasileiras, levar internet banda larga a sete mil escolas públicas em 2018, além de implantar internet em hospitais e postos de saúde.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação