Inaugurada em 1943, junto com a Igrejinha da Pampulha, anteriormente era chamada Praça das Mangueiras devido ao grande número destas árvores concentradas lá. Teve o nome alterado em 2003, conforme a Lei nº 8713, em homenagem ao padre Dino Barbieri por sua importante atuação na região.
Aldragos, agapantos, paineiras vermelhas, abricós de macaco, pau mulato, sibipirunas e ipês-roxo-de-bola. Entre árvores de médio e grande porte, flores e forrações, estas são algumas das espécies encontradas nos jardins que compõem a praça Dino Barbieri.
Dona de um paisagismo autenticamente brasileiro com plantas da Amazônia, do cerrado e da Mata Atlântica, projetado pelo artista plástico e arquiteto paisagista Roberto Burle Marx, a praça passou por uma revitalização em 2015. A intervenção restaurou as calçadas, melhorou a acessibilidade com a construção de rampas, instalou nova iluminação e fechou a via de trânsito em frente à Igrejinha, ampliando o espaço para o público ficar mais à vontade.
A prática de esportes é muito frequente na praça, que se tornou um local tranquilo para andar de bicicleta e patins.
É possível também encontrar por lá casais de noivos posando para fotografias, aproveitando a Igrejinha da Pampulha como cenário de fundo. Há também escolas municipais e estaduais que realizam excursões e atividades educativas para os estudantes. Além, claro, dos diversos turistas que frequentam o complexo arquitetônico projetado por Niemeyer.
(com portal da PBH)