Publicidade

Estado de Minas FUTEBOL

Thuram critica Pelé pela falta de ação contra o racismo

O ex-zagueiro da Seleção Francesa campeã da Copa de 1998 diz que o 'rei do futebol' é egoísta


postado em 05/03/2018 14:53 / atualizado em 05/03/2018 15:51

O ex-zagueiro francês Lilian Thuram chamou Pelé de egoísta, por nunca ter lutado contra o racismo, especialmente no esporte(foto: Facebook/sportv/Reprodução)
O ex-zagueiro francês Lilian Thuram chamou Pelé de egoísta, por nunca ter lutado contra o racismo, especialmente no esporte (foto: Facebook/sportv/Reprodução)
Vencedor da Copa do Mundo de 1998 com a seleção da França, o ex-zagueiro Lilian Thuram, que nasceu no território ultramarino francês de Guadalupe, em entrevista exclusiva para o programa Planeta SporTV, da emissora de TV por assinatura, chamou Pelé de egoísta. Para ele, o ex-camisa 10 da Seleção Brasileira, do Santos, e tricampeão mundial em 1970, nunca participou da luta contra o racismo.

Desde que se aposentou, em 2008, Thuram tem se dedicado a combater o preconceito racial, especialmente nos esportes. Na entrevista exibida na manhã desta segunda, dia 5 de março, pelo canal de esportes da Globosat, o francês disse que, por ser mundialmente conhecido, Pelé poderia ter feito algo para ajudar a acabar com o racismo, sobretudo no Brasil. "Eu não conheço o Pelé, mas penso que ele deveria superar seu egoísmo para abordar essa questão. Tenho certeza de que sua voz seria ouvida", critica o ex-jogador do Barcelona.

Na reportagem do Planeta SporTV, Lilian Thuram afirmou ainda que pode ser que o eterno craque brasileiro se arrependa, ao chegar no fim da vida, de não ter lutado contra o racismo, principalmente por Pelé ser uma pessoa negra e, "certamente, saber que existe preconceito racial no Brasil".

O ex-zagueiro da Seleção Francesa já escreveu livros sobre racismo e criou uma fundação que leva o seu nome e atua exclusivamente nesta causa, principalmente na Europa. "Acho que não tem combate mais bonito. Eu acho que a responsabilidade que temos é tornar a sociedade mais justa", comenta Lilian Thuram ao SporTV.

Até o momento, Pelé não comentou publicamente as críticas feitas por seu ex-colega de profissão.

Assista, abaixo, à entrevista de Thuram ao SporTV:

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade