Publicidade

Estado de Minas VEíCULOS

Você usa o pneu certo em seu SUV?

Rodar na cidade ou na estrada de terra demanda um pneu diferente


postado em 27/03/2018 09:46 / atualizado em 27/03/2018 16:40

Muito comuns atualmente, os veículos do tipo esportivo utilitário, ou os famosos SUVs, possuem um perfil mais robusto e alto, sendo indicados para uso em diversas condições. Para tanto, precisam ter os pneus adequados para cada terreno, seja para trafegar apenas no asfalto, seja para passeios por estradas de terra.

Segundo Fábio Facca, gerente da Campneus, de São Paulo (SP), esses acessórios são desenvolvidos para suportarem o uso em situações variadas, desde que o proprietário entenda as funcionalidades e também o tipo de pavimento para o qual o pneu foi projetado. "Existem diferenças nos modelos de pneus de SUV. Está enganado quem acredita que, por serem carros com uma maior altura livre do solo, estão preparados para rodarem em diversos tipos de terreno. No mercado existem modelos de SUVs desenvolvidos para cidades, para uso misto e somente para fora de estrada. E os cuidados devem ser específicos para cada veículo", comenta o especialista.

A escolha do pneu adequado para as condições de circulação é crucial, já que um produto voltado para a lama não tem a mesma eficiência no asfalto, porque não possui a aderência necessária para circular nas vias urbanas, especialmente nos dias de chuva. "Já um pneu especial para asfalto utilizado em terrenos acidentados, além de correr o risco de estourar, vai consumir mais combustível, pois irá gerar um esforço maior para rodar", ressalta Facca.

O empresário fala sobre as características de cada pneu usado nos SUVs:

  • "On road": foram criados para o tráfego nas cidades, sendo totalmente voltados para o asfalto. "O pneu 'on road' é exclusivo para quem anda nas ruas e estradas das  grandes cidades. Uma característica é o conforto para os passageiros, acima da média quando comparado aos outros tipos de pneus", diz Fábio Facca. Esses pneus são ideais para quem tem uma dirigibilidade mais esportiva

  • Misto: é um pneu que pode ter três tipos de rodagem dentro e fora do asfalto (50% 'on road' e 50% off road; 60% on 40% off; e 60% off e 40% on). "Eles possuem sulcos ideais para tração e reforço para suportar atritos com pedras. Isso gera uma aderência melhor ao asfalto e também mais segurança ao rodar em estradas não pavimentadas, de trilhas leves. Se você roda durante a semana na cidade e aos finais de semana vai para um local afastado, com vias de terra, esse é o pneu ideal", diz o especialista

  • Off road: este tipo é feito para rodar em todos os tipos de terreno não pavimentados. Os sulcos de sua banda de rodagem são bem visíveis. "O desenho desse pneu é voltado para escoamento de lama e outros detritos comuns em trilhas mais pesadas. É um produto desenvolvido para aguentar impactos, contato com pedras e que, se instalado em veículos que rodarão apenas na cidade, terá um desgaste prematuro", completa Facca

O gerente orienta o consumidor também a procurar serviços de confiança para a instalação dos pneus. Além disso, ele lembra que, após a instalação dos pneus ideais para o SUV, o proprietário deve fazer o alinhamento e o balanceamento. "Ambos são fundamentais para garantir uma melhor rodagem ao veículo, mais segurança e evitar o desgaste prematuro dos pneus. E lembre-se também de fazer a calibragem periodicamente, a cada 15 dias, com os pneus frios", diz.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade