Publicidade

Estado de Minas ENEM 2018

Confira cinco fatos históricos que completam 50 anos em 2018 e que podem cair no Enem

O ano de 1968 ficou marcado por diversas ações sociais, políticas e militares


postado em 24/04/2018 15:48 / atualizado em 24/04/2018 16:11

Em 1968 foi instituído no Brasil o Ato Institucional nº 5, que retirou diversos direitos da população durante a Ditadura Militar. Este tema pode cair no Enem 2018(foto: Arquivo DP/D.A Press)
Em 1968 foi instituído no Brasil o Ato Institucional nº 5, que retirou diversos direitos da população durante a Ditadura Militar. Este tema pode cair no Enem 2018 (foto: Arquivo DP/D.A Press)
Além dos temas quentes ligados a política e a questões sociais no Brasil, alguns eventos que completam 50 anos em 2018 também podem ser usados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na elaboração das provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano.

Para ajudar os candidatos ao Enem 2018, professores da plataforma online de estudo Stoodi reuniram cinco acontecimentos históricos que completam o jubileu de ouro este ano e que podem ser tema (contexto, consequências etc) de provas de da área de humanas.

Os fatos aconteceram, portanto, em 1968, ano que ficou marcado por diversas manifestações políticas e culturais em todo o mundo e que, por esse motivo, ficou conhecido como "o ano que não terminou". O termo foi cunhado pelo jornalista mineiro Zuenir Ventura, que escreveu um livro com esse título analisando as principais turbulências ocorridas nesse momento da história mundial.

Confira os cinco fatos históricos importantes:

AI-5
O que precisa saber: o Ato Institucional nº 5 foi decretado em 13 de dezembro, durante o governo militar do presidente Costa e Silva, no Brasil, e vigorou por 10 anos, eliminando os direitos civis. O AI-5 estabeleceu a censura prévia de meios de comunicação, livros, músicas e peças de teatro, demitiu sumariamente juízes e outros funcionários públicos, e fechou o Congresso Nacional por diversos meses.
Dica de estudo: fique atento aos motivos que levaram o regime a tomar tais medidas; quais foram as consequências do decreto; e as ações populares que o sucederam.

Assassinato de Martin Luther King
O que precisa saber: ativista dos direitos civis nos Estados Unidos, o pastor Martin Luther King tornou-se o principal líder do movimento negro no país. Foi assassinado em 4 de abril em Memphis, cidade do Estado do Tenessee, aos 39 anos. Ganhador do Nobel da Paz, seu discurso mais conhecido se chama I Have a Dream (Eu Tenho um Sonho) e foi realizado durante a chamada Marcha sobre Washington, em 1963 – contou com mais de 250 mil pessoas.
Dica de estudo: a prova pode exigir informações sobre a trajetória do líder; cobrar qual era o contexto do país na época; e pedir para o aluno determinar quais as consequências do assassinato.

Maio de 1968
O que precisa saber: foi uma série de manifestações estudantis na França que culminaram em uma greve geral no país, agregando integrantes de diferentes idades e classes sociais. Com uma natureza eminentemente progressista, o movimento fazia oposição ao governo do general Charles De Gaulle.
Dica de estudo: apesar de ser lembrado predominantemente por conta das manifestações na França, lembre-se que elas tiveram implicações em todo o mundo, contribuindo, por exemplo, com o espírito contestador dos jovens que foram ao Festival de Woodstock, nos Estados Unidos, em 1969.

Primavera de Praga
O que precisa saber: movimento político composto por intelectuais e trabalhadores liderado pelo eslovaco Alexander Dubäek – chefe do estado da então Tchecoslováquia –, e que buscava colocar em prática reformas liberalizantes. Começou em 5 de janeiro e se estendeu até 21 de agosto, quando as tropas militares dos países socialistas do Leste Europeu e da União Soviética – integrantes do Pacto de Varsóvia – invadiram o país para por fim à revolução.
Dica de estudo: lembre-se que a Primavera de Praga está diretamente relacionada à Guerra Fria, já que se constituía em ameaça ao regime socialista.

Ofensiva do Tet (invasão do Vietnã do Sul)
O que precisa saber: a Guerra do Vietnã começou em 1959, durou 16 anos e foi travada entre os governos do Vietnã do Norte (comunista, comandado por Ho Chi Minh e apoiado militarmente pela União Soviética e pela China) e do Vietnã do Sul (ditatura militar acolhida por países anticomunistas como Estados Unidos, Coreia do Sul, Austrália e Tailândia). Também chamada de Segunda Guerra da Indochina, suas batalhas aconteceram no Vietnã, Laos e Camboja. O ponto de virada da guerra em favor do Vietnã do Norte foi a estratégia que ficou conhecida como "Ofensiva do Tet", ou seja, uma invasão surpresa em 30 de janeiro de 1968 por parte dos vietcongues (do norte) em mais de 100 cidades do Vietnã do Sul culminou na tomada da embaixada americana em Saigon.
Dica de estudo: esse é considerado o marco decisivo da guerra porque foi responsável por mobilizar a opinião pública americana contra o conflito. A derrota provocou, nos anos seguintes, mudanças significativas na política externa dos EUA.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade