Publicidade

Estado de Minas CIÊNCIA

Existe uma espécie de baleia capaz de 'compor e cantar', sabia?

As baleias-da-groenlândia chegam a 'interpretar' centenas de canções todos os anos


postado em 06/04/2018 16:55 / atualizado em 06/04/2018 17:01

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Muitas pessoas ainda acham que apenas os seres humanos são capazes de criar sons organizados em forma de música. Pois é, um estudo realizado pela Universidade de Washington, nos Estados Unidos, e publicado na revista científica Biology Letters, da Royal Society, do Reino Unido, descobriu que as baleias-da-groenlândia (Balaena mysticetus) são capazes de cantar e criar suas próprias canções.

"Esses mamíferos marinhos têm um repertório vocal surpreendentemente diversificado e em constante evolução", informam os cientistas no artigo. Durante os três anos de investigação, os pesquisadores americanos identificaram quase 200 músicas.

É sabido que existem animais que usam diferentes vocalizações para conseguirem se comunicar. Mas, poucos são tão criativos como as baleias-da-groenlândia, que, conforme o novo estudo, são excelentes "compositoras e intérpretes", capazes de criar um repertório "complexo" e de "diversificado".

Confira, abaixo, um vídeo com exemplos de sons desses animais incríveis:


Gravações realizadas entre os anos de 2010 e 2014, no estreito de Fram, que fica na região leste da Groenlândia (ilha que pertence à Dinamarca), os mamíferos produziram 184 tipos de canções diferentes. "Se o canto das baleias jubarte parece música clássica, o das baleias-da-groenlândia parece com jazz", comenta Kate Stafford, principal autora do estudo. Ela acrescenta explicando que os animais renovam o "repertório" todos os anos.

Os cientistas descobriram que elas cantam mais no Inverno, quando o Sol praticamente não é visto no céu e as camadas de gelo cobrem até 100% do mar da Groenlândia. Agora, eles querem saber o que faz com que essas baleias entonem novas músicas todos os anos e se a capacidade musical é exclusiva dos machos, como é o caso das baleias jubarte, muito comuns no litoral do Brasil.

Infelizmente, as baleias-da-groenlândia sofreram durante anos com a caça predatória e sua população foi reduzida a apenas 200 indivíduos.

(com Agência France-Presse)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade