Por aqui, mudanças na legislação devem alterar o panorama de acidentes com motos ao longo das próximas décadas. Até 2019, todas as motocicletas deverão ser equipadas com freios ABS como o dos carros, que evita o travamento das rodas, ou com o CBS, que distribui proporcionalmente a força de frenagem para as duas rodas, a fim de garantir uma desaceleração rápida e segura conforme determinação do Conselho Nacional de Transito (Contram).
Apesar das inovações tecnológicas, o condutor deve estar atento às regras de trânsito e conduzir sua moto de maneira a garantir a segurança nas vias brasileiras. "De forma geral, a utilização dos freios traseiros é preferível ante os dianteiros, principalmente em baixas velocidades e levando garupa no trânsito urbano", orienta Marcelo Gama, instrutor do Sest/Senat de São Vicente (SP). Segundo ele, locais como postos de gasolina, pedágios, estacionamentos, cruzamentos e faixas de pedestres são áreas de alto risco principalmente com pisos molhados, com pedriscos, restos de fluidos diversos, como de freio e óleo, poeira e areia. São áreas com maior possibilidade de travamento das rodas e quedas.
O instrutor lembra ainda que chuva, garoa ou neblina torna a via "ensaboada" e aconselha até mesmo parar a motocicleta. "São muitas as variáveis a serem consideradas na frenagem. O motoqueiro deve levar em consideração o tipo de pista e aderência. A calibração dos pneus e a profundidade dos seus sulcos também influenciam na frenagem", aponta Marcelo Gama.
Ele recomenda sempre verificar o estado de conservação e a calibragem dos pneus. Antes de qualquer viagem, deve-se checar ainda o funcionamento de todos os comandos do veículo e lembrar sempre de conservar a corrente regulada e lubrificada.
O instrutor traz outras dicas para manter o correto funcionamento dos freios:
- Verificar e ajustar a folga dos manetes e pedais conforme o manual do proprietário da moto
- No caso de freio dianteiro a tambor é recomendável observar o estado do cabo de acionamento, se necessita de lubrificação ou troca
- Ruídos metálicos vindos das rodas é sinal de que as pastilhas estão gastas e podem danificar os discos
- Ainda em relação aos freios a tambor, conferir a regulagem dos freios próxima ao cubo das rodas
- Regular a altura do manete conforme a preferência do piloto, em motos que permitem a regulagem
- Verificar o nível de fluido de freio em motos com freio a disco