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Estado de Minas VEÍCULOS

Motociclistas devem ter atenção à frenagem da moto

Enquanto as motocicletas não possuem freio ABS obrigatório, todo cuidado é pouco


postado em 04/04/2018 09:52 / atualizado em 04/04/2018 10:03

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Apesar de representarem apenas 27% de toda a frota de veículos no Brasil, acidentes com motos responderam por 74% das indenizações pagas pelo seguro DPVAT ao longo de 2017. Uma boa parte desses acidentes poderia ser evitada com uma mudança nas motocicletas. Nos Estados Unidos, por exemplo, elas são equipadas com sistema de freios ABS, que ajudaram a reduzir em até 28% os acidentes fatais com motoqueiros. Já na Alemanha, um estudo mostrou que 47% dos acidentes com moto são causados por falha na frenagem ou por hesitação do piloto – estes problemas podem ser resolvidos com o ABS.

Por aqui, mudanças na legislação devem alterar o panorama de acidentes com motos ao longo das próximas décadas. Até 2019, todas as motocicletas deverão ser equipadas com freios ABS como o dos carros, que evita o travamento das rodas, ou com o CBS, que distribui proporcionalmente a força de frenagem para as duas rodas, a fim de garantir uma desaceleração rápida e segura conforme determinação do Conselho Nacional de Transito (Contram).

Apesar das inovações tecnológicas, o condutor deve estar atento às regras de trânsito e conduzir sua moto de maneira a garantir a segurança nas vias brasileiras. "De forma geral, a utilização dos freios traseiros é preferível ante os dianteiros, principalmente em baixas velocidades e levando garupa no trânsito urbano", orienta Marcelo Gama, instrutor do Sest/Senat de São Vicente (SP). Segundo ele, locais como postos de gasolina, pedágios, estacionamentos, cruzamentos e faixas de pedestres são áreas de alto risco principalmente com pisos molhados, com pedriscos, restos de fluidos diversos, como de freio e óleo, poeira e areia. São áreas com maior possibilidade de travamento das rodas e quedas.

O instrutor lembra ainda que chuva, garoa ou neblina torna a via "ensaboada" e aconselha até mesmo parar a motocicleta. "São muitas as variáveis a serem consideradas na frenagem. O motoqueiro deve levar em consideração o tipo de pista e aderência. A calibração dos pneus e a profundidade dos seus sulcos também influenciam na frenagem", aponta Marcelo Gama.

Ele recomenda sempre verificar o estado de conservação e a calibragem dos pneus. Antes de qualquer viagem, deve-se checar ainda o funcionamento de todos os comandos do veículo e lembrar sempre de conservar a corrente regulada e lubrificada.

O instrutor traz outras dicas para manter o correto funcionamento dos freios:

  • Verificar e ajustar a folga dos manetes e pedais conforme o manual do proprietário da moto

  • No caso de freio dianteiro a tambor é recomendável observar o estado do cabo de acionamento, se necessita de lubrificação ou troca

  • Ruídos metálicos vindos das rodas é sinal de que as pastilhas estão gastas e podem danificar os discos

  • Ainda em relação aos freios a tambor, conferir a regulagem dos freios próxima ao cubo das rodas

  • Regular a altura do manete conforme a preferência do piloto, em motos que permitem a regulagem

  • Verificar o nível de fluido de freio em motos com freio a disco

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