Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Praticar exercício nos dias frios merece atenção

Hidratação adequada e alimentação balanceada não podem passar batido


postado em 23/04/2018 14:24 / atualizado em 23/04/2018 14:39

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Apesar da chegada do Outono e, com ele, os dias mais frios, que antecipam o rigor do Inverno, a prática de atividade física pode parecer um "problema" para muita gente. Mas, a decisão de "entrar em forma" não deve ser exclusiva do Verão. Afinal, manter o corpo e a mente saudáveis precisam ser uma preocupação no ano todo.

Segundo a educadora física Bárbara Schausteck de Almeida, nos dias mais frios, vale a pena considerar a prática de atividades em ambiente fechado, ou, ainda, o investimento em roupas que permitam a proteção contra as temperaturas mais baixas. "Caso sua opção seja por atividades ao ar livre, no frio, é importante cobrir e proteger o corpo, mesmo que a atividade seja intensa e cause suor. Nesse sentido, roupas compridas, luvas e toucas são recomendadas. Caso o frio esteja muito extremo, é fundamental cobrir o nariz e a boca, para que o ar inspirado não esteja tão frio que exponha as vias aéreas às infecções", alerta a especialista.

Outro cuidado fundamental, de acordo com Schausteck, diz respeito à hidratação. Embora no Outono e no Inverno não sintamos tanta sede quanto no Verão, o consumo de água deve sempre acontecer. "O cuidado deve ser maior se as atividades físicas estão sendo realizadas com proteção térmica e gerando uma sudorese maior", comenta a educadora física.

Já em relação à alimentação, apesar de o gasto calórico ser maior no frio, pois o corpo gasta mais energia para manter a temperatura ideal, é preciso cuidado. "Isso não significa que a alimentação balanceada deva ser descartada. Assim, de forma semelhante à ingestão de líquidos, devemos manter o consumo de frutas e verduras, sem exagerar nos alimentos ricos em gordura, mesmo que eles pareçam ainda mais irresistíveis nos dias frios", afirma Bárbara Schausteck.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade