Publicidade

Estado de Minas ECONOMIA

Acordo entre Mercosul e União Europeia pode sair em breve

Expectativa é que a assinatura seja firmada até julho deste ano


postado em 10/05/2018 08:46 / atualizado em 10/05/2018 09:05

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
O Mercosul e a União Europeia (EU) estão "próximos" de assinar um acordo de livre comércio. Segundo João Cravinho, embaixador da EU no Brasil, o acordo deve sair do papel entre junho e julho deste ano. O fechamento da parceria entre as duas áraes comerciais, segundo ele, depende apenas que os dois lados superem algumas diferenças nos setores agroindustrial e industrial.

Cravinho não quis entrar em detalhes quais seriam as diferenças entre as propostas da União Europeia e as do Mercosul. "Isso faz parte do segredo do negócio", comenta. Porém, ele admite que as diferenças atrasam o processo de negociação, uma vez que "têm algum impacto e algum valor para o lado europeu e para o lado brasileiro, e o lado do Mercosul em geral".

O embaixador da EU afirma que, apesar das dificuldades em curso, tanto os consumidores europeus quanto os do Mercosul terão muitos benefícios com o acordo, lembrando que os produtores brasileiros poderão colocar café, carne e inúmeros outros artigos nas prateleiras do comércio varejista da Europa, de maneira mais fácil e barata.

"Quero também que o consumidor brasileiro possa beber um bom vinho europeu e comprar os produtos europeus em níveis [valores] muito mais baixos do que atualmente estão disponíveis", afirma João Cravinho.

A União Europeia e o Mercosul negociam um acordo de livre comércio há 20 anos. A assinatura foi adiada durante todo esse período em razão da resistência de setores industriais ou agrícolas dos dois lados. Os agricultores franceses têm sido um dos setores que mais opuseram resistência à celebração de um documento União Europeia-Mercosul, por temerem a concorrência da carne brasileira em solo europeu.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade