Publicidade

Estado de Minas BRASIL

ANS suspende 31 planos de saúde

Conforme a agência reguladora, decisão foi tomada após reclamações de usuários


postado em 04/06/2018 11:30 / atualizado em 04/06/2018 11:39

(foto: Valordeplanosdesaude.com.br/Reprodução)
(foto: Valordeplanosdesaude.com.br/Reprodução)
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decidiu suspender a comercialização de 31 planos de 12 operadoras de saúde suplementar. A proibição vale a partir de sexta, dia 8 de junho, e, segundo a ANS, a decisão foi tomada com base em reclamações recebidas pelo Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento da agência reguladora, durante o primeiro trimestre deste ano.

Foram analisadas cerca de 14 mil reclamações no período, a maioria (39,53%) por causa de questões gerenciais, como autorização prévia, franquia, coparticipação etc. Também houve grande número de problemas relacionados ao rol de procedimentos e coberturas (15,85%) e prazos máximos para atendimento (15,04%).

Os planos atendem a 115,9 mil beneficiários, que não são afetados pela medida, uma vez que os planos são obrigados a manter a assistência aos clientes. A decisão da ANS proíbe apenas a venda para novos clientes. A empresa com maior número de produtos suspensos é a Unimed Norte/Nordeste, com sete planos proibidos, seguida pela Associação Santa Casa de Saúde de Sorocaba, com cinco produtos suspensos.

A suspensão é temporária e pode ser revertida se as operadoras comprovarem melhoria no atendimento nesses planos. Trinta e três planos de 16 operadoras, que haviam sido suspensos anteriormente, por exemplo, serão reativados a partir de sexta (8).

A lista completa de planos suspensos pela ANS pode ser conferida no site oficial da agência.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade