Publicidade

Estado de Minas BRASIL

Cresce prescrição de remédios genéricos no Brasil

Dados da Anvisa mostram que houve aumento de 65% na indicação desses medicamentos entre 2015 e 2018


postado em 05/07/2018 17:47 / atualizado em 05/07/2018 17:26

(foto: EBC/Divulgação)
(foto: EBC/Divulgação)
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a prescrição de medicamentos genéricos aumentou 65% de 2015 a 2018 no Brasil. Mais barata, essa versão de remédios foi prescrita em 34% das 115 milhões de receitas médicas emitidas entre fevereiro do ano passado e fevereiro deste ano.

Os dados foram apresentados nesta quinta, dia 5 de julho, na sede agência, em Brasília (DF), durante evento de balanço dos 18 anos do primeiro registro de medicamento genérico do país. Segundo Jarbas Barbosa, presidente da Anvisa, essa classe de fármacos representa um ramo impulsionador da economia, além de ampliar o acesso da população à saúde, provocando relevante impacto social.

"A política de genéricos do Brasil foi extremamente efetiva, do ponto de vista de aumentar o acesso e também de criar uma indústria farmacêutica nacional importante. Relatório que lançamos sobre o mercado no âmbito brasileiro, das 10 maiores empresas farmacêuticas do país, apenas uma era de capital nacional. Hoje, a gente tem cinco das 10", afirma Barbosa, destacando o crescimento de escalas produtivas em Minas Gerais, no Rio de Janeiro e em Goiás.

Embora reconheça que o Brasil demorou para iniciar a produção de genéricos, ainda que a medida estivesse prevista em lei, o presidenta da Anvisa afirma que o país tem recuperado os impactos dessa delonga e vem avançando. "Apesar de a gente ter entrado relativamente tarde, quando a gente soma genéricos com similares [genéricos que estão vinculados a uma marca], estamos nos aproximando dos percentuais históricos de países que entraram antes na política de genéricos, como os Estados Unidos e os da Europa".

De acordo com Jarbas Barbosa, os genéricos corresponderam a mais de 70% das 4,3 bilhões medicamentos produzidos no ano passado. Atualmente, a gama de remédios genéricos disponível no mercado é bastante ampla, sendo constituída por 6,3 mil produtos, fabricados por 120 laboratórios diferentes. De 2014 para 2017, o número de novas drogas genéricas registradas na Anvisa saltou de 146 para 336, um incremento de 130,1%.

Nesse período, a agência recebeu 1.830 pedidos de registro, dos quais liberou 1.229 para venda. Além disso, em 2016 e 2017, ao analisar os padrões de qualidade de fármacos que já estão sendo comercializados, mediante o chamado teste de biodisponibilidade ou bioequivalência, a agência concluiu que 85,9% da amostragem cumpria as exigências sanitárias.

A partir de 1º de setembro, a fila de registros deve correr mais rapidamente, com uma simplificação do procedimento. "Quando a empresa protocola um pedido de registro, ela não vai mais ficar um ano até [o pedido] ser analisado. Começará a ser analisado imediatamente. O tempo de análise vai ser o tempo real, que dura em torno de seis meses, dependendo do grau de completude de informações que a empresa prestou no dossiê", explica Barbosa. Ele completa, dizendo que, do ano passado para cá, a Anvisa já conseguiu julgar quase todos os 780 requerimentos recebidos, deixando pendentes cerca de 30.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade