Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Dor no estômago não é só má digestão

Especialista comenta as causas desse sintoma comum e 'confuso'


postado em 24/07/2018 10:22 / atualizado em 24/07/2018 10:20

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Muito associadas a problemas de digestão, as dores de estômago podem ter várias causas e representar até algo mais sério. De acordo com o gastroenterologista Eduardo Berger, do hospital Edmundo Vasconcelos, de São Paulo (SP), a realização de exames para o diagnóstico correto é essencial para evitar confusão com doenças que tenham sintomas semelhantes.

O médico lembra que um incômodo comum, popularmente conhecido como dor na "boca do estômago", localizada no ponto mais alto da região mediana do abdômen, pode ser associada erroneamente a vários problemas. "Inúmeras situações clínicas provocam sintoma doloroso nesse local, o que confunde quem o está sentindo. O incômodo pode estar atrelado a problemas bíleo-pancreáticos, ou seja, no fígado, vesícula e pâncreas. Além disso, pode estar relacionado com problemas cardíacos e outras afecções digestivas, que envolve apendicite, verminose e outras doenças intestinais", comenta o gastroenterologista.

Para evitar um diagnóstico incorreto, observar as características da dor é o primeiro passo. Entre os pontos a serem questionados, segundo o médico, estão a forma como o sintoma surgiu; o tipo; o ritmo; a periodicidade; e quais fatores o fazem melhorar ou piorar.

Somente após a confirmação de que a dor realmente está ligada a uma doença estomacal, é que os cuidados com alimentação e hábitos de vida serão aconselhados ao paciente, esclarece Eduardo Berger. Ele lembra que, na maioria dos casos, o consumo de café e álcool piora o quadro de saúde.

Na lista do que deve ser evitado também está o estresse, que, segundo o especialista, aumenta a secreção gástrica e, consequentemente, eleva a dor. Mas, além desse mal estar, a atenção deve ser ampliada a outros sintomas que podem surgir.

"As lesões gástricas mais sérias comprometem sensivelmente a digestão. Então, uma perda acentuada do apetite, a sensação de plenitude muito precoce e os vômitos volumosos são sinais de alerta", diz Eduardo.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade